5 Passos básicos para decorar uma casa

Decorar uma casa sem contratar profissionais do ramo para fazê-lo, pode ser um verdadeiro desafio. Isso porque achamos que sabemos decorar e, na hora de verificar o resultado e dar os últimos toques, faltou algo…ou sobrou…e a aparência não ficou lá o que tínhamos imaginado no início.

Por isso, caso haja a possibilidade de contar com um profissional do ramo, ótimo. Se não, não se desespere. Vamos trazer aqui os 5 cuidados básicos que você deve ter ao decorar sua casa.

 

1º – Móveis: a estrutura dos ambientes

Claro que, a primeira coisa a fazer em uma casa não é colocar os móveis e, sim, pintar as paredes, definir onde haverá painéis, iluminação e como serão as cortinas. Porém, como os móveis são os objetos mais utilitários de uma casa, vale a pena pensar neles primeiro.

Você vai utilizar móveis que você já tem, vai comprar novos ou vai contratar a fabricação de planejados? Vai mesclar? É muito importante definir isso antes da pintura e escolha de papeis de parede e cortinas, pois estes fatores dependem da posição dos móveis.

Durante o planejamento dos móveis, também imagine onde você irá querer espelhos, quadros e painéis. Isso faz toda a diferença na hora de pintar seus ambientes.

5 passos para decorar uma cas

2º – A “casca” da casa

Agora que você planejou como serão os móveis e onde eles ficarão, é hora de escolher o revestimento de suas paredes. Cores, texturas, papeis de paredes, azulejos, madeira e inúmeras opções não faltam no mercado.

Estamos imaginando aqui, um imóvel pronto para ser decorado, já com a parte elétrica e iluminação “ok”. Senão, pare tudo, pois esta é uma importante parte do planejamento. Imagine que, depois de pintar as paredes e colocar papel de parede, você ainda terá que lidar com os fios da TV, antena, telefone etc.? Não dá!

Caso você não queira quebrar a parede para passar fios usados na sala, por exemplo, dá pra se valer de um painel atrás da TV. Fica ótimo e é muito prático quando precisar mexer na fiação de eletrônicos. Aproveite para alocar ali vários destes aparelhos: TV, video game, antena, modem wi-fi entre outros.

 

3º – A “roupinha” da casa

Agora a sua casa precisa de tecido, ou seja, tapetes e cortinas. Os tapetes têm a função de trazer uma sensação de aquecimento e conforto (e não de limpar os pés, o que ocorre apenas com o capacho). Estas peças ficam muito bem em frente a sofás, sob a mesa de jantar ou como utilitários em pisos frios (aquele “corredor” de cozinha ou o tapete de banheiro). Aproveite a hora de escolher o tapete para misturar cores e assinalar um estilo próprio.

Já as cortinas têm a função de conferir uma ambientação da iluminação, além da privacidade do cômodo. Insdispensáveis, também podem compor a decoração e o estilo do cômodo.

Em modelos mais casuais e esportivos, as persianas modernas há muito se afastaram daquela “cara de escritório”. Versáteis, elas podem se encaixar nos mais diferentes estilos. Veja neste link alguns modelos e confira se combinam com seu projeto.

Já os modelos clássicos como a cortina romana e a tradicional em tecido trazem elegância a qualquer ambiente, além de deixar o terreno livre para a implantação dos estilos mais sofisticados aos mais jovens, passando por estilos rústicos, vintage e campestres.

Almofadas também devem ser consideradas no processo de “vestir” a casa. Afinal, podem combinar com os tapetes e cortinas. Assim como as toalhas de mesa.

5 passos para decorar uma casa3

4º – Acessórios que dão o toque final

A hora de posicionar os objetos decorativos é a parte mais gostosa da decoração, pois se trata apenas de obedecer ao gosto dos moradores. Há quem goste de ambientes mais minimalistas, escolhendo poucos ou nenhum bibelô. Outros preferem lugares mais rebuscados, com bastante informação, mostrando traços da personalidade daqueles que ali vivem.

Nesta hora, a empolgação deve ser dominada, pois há de se considerar que, principalmente em casas novas, logo chegam presentes e a vontade de comprar mais coisinhas. Portanto, deve-se ter cuidado com o excesso. Por isso, vamos para a última dica:

5 passos para decorar uma casa2

5º – Versatilidade e manutenção do espaço

Na hora de decorar, deve-se pensar na versatilidade, ou seja, na possibilidade de rearranjo e reorganização do local devido à sazonalidade de alguns itens e ao gosto do(s) morador(s).

Outro item a ser pensado é na manutenção da decoração. Afinal, tudo fica lindo ao ser decorado, mas com o passar do tempo, algumas coisas precisam ser trocadas. Considere opções resistentes e com frequência de manutenção viável para seu estilo de vida.

Seguindo essas dicas básicas para a decoração de sua casa, temos a certeza de que tudo ficará maravilhoso por muito tempo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *