Persianas: Qual é a ideal para sua casa?

Com tantas opções de materiais, texturas e formas, escolher a persiana ideal para a sua casa tem se tornado uma tarefa cada vez mais complicada. Selecionamos algumas dicas e informações para ajudá-lo a encontrar o modelo que se adeque melhor ao seu estilo e necessidade.

Cortina x Persiana

Apesar de serem palavras sinônimas e desempenharem praticamente as mesmas funções – diminuir a luminosidade do ambiente, deixar um espaço mais acolhedor e bonito, reforçar a privacidade e ajudar na conservação de móveis, objetos e plantas que sofrem danos com a luz solar – cortinas e persianas têm algumas diferenças bem marcantes.

Com as persianas, podemos regular a luminosidade do ambiente. As cortinas diminuem a luminosidade conforme seu tecido e camadas. Como as persianas são ajustáveis, elas são consideradas mais práticas. Suas lâminas são capazes de ficar bem fechadas para dar mais privacidade a quem está no espaço ou variar seu grau de inclinação permitindo que entre a quantidade de luz que você escolher.

Quando são puxadas para a parte superior da janela, proporcionam uma vista totalmente desobstruída. Outra vantagem é a facilidade de limpeza e manutenção das persianas, que a tornam a melhor opção para quem deseja economizar tempo.

Dicas e truques para sua persiana ser um sucesso

Antes de escolher fique atento ao seguinte detalhe detalhes: as cores neutras são as melhores opções para persianas e cortinas. Deste modo, sua persiana combinará com todos os estilos de decoração e móveis.

Quando estiver escolhendo o tamanho da persiana, acrescente, no mínimo, 30 centímetros a mais na largura e no comprimento em comparação com a janela para garantir maior conforto e controle da luminosidade do local escolhido.

Se a persiana for cobrir uma janela pequena, escolha um modelo de tecido de cobertura que fique a uma distância de 2 centímetros do chão. Esse truque cria uma sensação de amplitude no ambiente. É ótimo para ser aplicado em salas de estar e jantar.

Para janelas próximas a camas, sofás ou bancadas, dê preferências a modelos mais simples e com pouco volume. Evite que as persianas encostem nestes móveis. As persianas feitas com materiais metálicos são as mais fáceis de limpar, além de serem um dos modelos mais resistentes no mercado. Elas combinam perfeitamente com cozinhas, dando a elas uma aparência mais moderna.

Modelos interessantes de persianas

Felizmente há muitas opções de persianas no mercado. Nem todas as persianas precisam ter aquela “cara de escritório” e, desta forma, você pode ter um ambiente elegante e charmoso com a praticidade deste tipo de cortina.

Persianas Verticais: a escolha dessa cortina proporciona um toque contemporâneo e versátil à decoração de sua casa. Seu ajuste é lateral e permite que você controle a entrada de luz puxando-a de um lado para o outro. Elas combinam com cômodos espaçosos, janelas largas ou portas de vidro. São cortinas ideais para janelas panorâmicas que dão acesso a uma bela vista.

Persiana vertical 3

Persianas Horizontais: normalmente são feitas de madeira ou alumínio. São a escolha perfeita para espaços pequenos, pois ajudam a criar a impressão de mais espaço superior. Por serem modelos mais conhecidos e de maior durabilidade, as cores disponíveis geralmente são neutras para combinar com diversos ambientes.

Persiana-Horizontal-Alumínio-25mm-4

Persiana de Madeira: esse modelo normalmente tem lâminas dispostas horizontalmente e estão disponíveis em uma variedade de acabamentos e tamanhos. Essas persianas permitem deixar o ambiente com um toque rústico e natural, ficando perfeitas em salas com acesso ao jardim. Se você tem algum tipo de alergia, esse é o modelo ideal, pois não acumula muita poeira e é um dos mais fáceis de limpar.

Persiana Horizontal Madeira 3

Persiana Blackout: cortinas blackout são uma forma eficaz de bloquear quase toda a incidência de luz. É a escolha favorita de pais com bebês recém-nascidos, pois o ciclo de sono de todos na casa geralmente fica desregulado. Dormir e relaxar em um quarto escuro é bem mais confortável, e até mesmo saudável, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos. Essas persianas têm uma variedade enorme de tecidos e cores. São ideais para quartos e salas com televisão, pois não deixam que a incidência de luz atrapalhe nenhuma atividade. Outras vantagens do blackout são a fácil instalação e manutenção, pois sua estrutura vertical o torna menos suscetível ao acumulo de poeiras.Persiana vertical 2

Seja qualquer destas opções, a persiana ideal para sua casa é aquela que combina com seu gosto e estilo de vida. Na dúvida, procure um fornecedor de qualidade e questione-o sobre as opções disponíveis.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *