Nova estação, nova decoração! 5 Dicas para deixar sua casa confortável para o inverno

O inverno está aí. As frentes frias, cada vez mais fortes, começam a gelar nossas casas e a nos convidar para cobertas, filmes e programas preguiçosos. Cômodos aconchegantes e quentinhos certamente combinam com o inverno e neste artigo você verá dicas de como decorar sua casa para esta fria estação.

Alguns itens e cores podem até não aquecer o ambiente na prática, mas podem trazer mais sensação de aquecimento e tornar qualquer local mais acolhedor em dias de baixas temperaturas.

Nas decorações de inverno ficam perfeitas as referências campestres, europeias ou românticas. Escolha as texturas e estampas que mais têm a ver com sua casa e família.

Decorando a casa para o inverno

Seguem 5 opções que podem ser encaixadas em qualquer ambiente e que vão deixar os cômodos mais acolhedores durante o frio. E o melhor: também combinam com todos os bolsos. Confira!

  1. Aproveite a luz solar durante o dia: durante dias frios, nada como ter um solzinho ameno para se aquecer. E os raios de sol entrando na casa durante o dia aquecem o ambiente, além de dar uma luminosidade extra. Para conseguir este efeito, utilize cortinas translúcidas. Elas deixam a luminosidade passar sem agressão às pessoas ou aos móveis.

Além disso, as cortinas translúcidas fazem um efeito duplo. No inverno, deixam o ambiente aconchegante e com boa iluminação natural, além do calorzinho propiciado pelo sol ameno. No verão, elas barram parcialmente a luz e o calor do sol forte. Por isso, são ótimas pedidas em ambas as estações.

inverno

  1. Abuse de texturas invernais: trocar a capa de almofadas e pufes por veludo e crochê ajuda a dar aquela cara de aconchego e aquecimento gostoso. Esta dica é fácil de fazer e pode custar muito pouco. Você pode comprar as almofadas ou as capas já prontas em lojas de decoração, ou ainda, confeccionar suas próprias capas. Vá a uma loja com muitas opções de tecido e combine estampas, cores e texturas.

Outra oportunidade de usar texturas mais “quentinhas” é escolhendo um tapete peludo ou felpudo. Você pode encontrar opções para sala, quarto e até banheiro. Tapetes trazem sensação de aquecimento e dão aquela cara invernal ao ambiente.

Quanto a estampas, um padrão que não sai de moda e é a cara das estações frias é o xadrez. Use em mantas, revestimento de sofás e roupas de cama. O xadrez traz um ar europeu e combina muito com o inverno.

Uma dica prática e fácil é disponibilizar pequenas mantas na sala. Os moradores da casa e os visitantes vão amar este carinho. As mantas podem ser coloridas, xadrez ou de crochê com cara de “feita pela vovó”. Inclusive, podem mesmo ser feitas pela vovó, se você tiver esta deliciosa oportunidade!

  1. Fogo para aquecer: se você não tem lareira, tudo bem. Ainda assim dá para colocar um pouco de “fogo” no seu inverno. Distribua velas pela sala e acenda-as (não deixe as velas apenas para decorar) quando receber visitantes ou ao passar um tempo no ambiente. Velas trazem romantismo e aconchego. Além disso, sua chama traz sensação de aquecimento.

Também, se valer a pena, busque opções de lareira portátil. Há muitos modelos no mercado. Mas, cuidado: observe bem a procedência do material, selos de segurança e as orientações do fabricante. Em casas com crianças e animais, os cuidados devem ser redobrados. Prefira modelos ecológicos e busque informações sobre o tipo de material a ser queimado (se não oferece riscos à saúde).

inverno2

4. Chazinho quentinho: um carinho delicioso que você pode fazer a seus familiares e visitantes no inverno é providenciar bandejas com arranjos para um chá ou café. Este arranjo pode ficar na própria sala ou na cozinha. Utilize uma caixa de chá, uma moringa com água e biscoitos, além das xícaras e outras louças. Quem não vai amar?

  1. Cores quentes: por fim, entre trocas de texturas e tapetes, há de se pensar nas cores a serem usadas. Cores quentes como amarelados, laranjas, marrons, café e verde-musgo dão um ar campestre e passam a impressão de aquecer. Valem também as cores mais vibrantes como o vermelho, roxo, berinjela e amarelo brilhante. Tudo dependerá da composição com seus móveis e revestimentos.inverno3

Viu como é fácil dar aquele toque invernal em sua casa? Afinal, no inverno, passamos ainda mais tempo dentro de nossos lares, curtindo filmes e jantares.

Confira mais dicas de decoração em nosso blog!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *