5 Dicas para organizar guarda-roupas pequenos

Manter o guarda-roupa arrumado já não é tarefa fácil por si só. Se ele for muito pequeno então, nem se fale. É muita coisa para guardar em tão pouco espaço. Arrumamos, arrumamos e, depois de alguns dias, surpresa! Está tudo bagunçado de novo.

Mas, tenha calma. As atitudes que você tem que tomar para organizar seu guarda-roupa pequeno são simples e não custam muito dinheiro. Acompanhe!

Dicas para deixar o guarda-roupa pequeno organizado

Dobra daqui, arruma de lá e, no fim, as coisas parecem estar controladas. Porém é só recomeçar a correria do dia-a-dia para o guarda-roupa criar vida própria. E quando não encontramos aquela blusa, então? Daí toda a organização vai para o espaço.

Veja 5 dicas preciosas para arrumar o guarda-roupa para que você consiga mantê-lo mais arrumado por mais tempo:

1) Menos é mais:

Quando se fala em organização menos é mais. Quanto menos coisas temos, mais fácil organizar, e quanto mais coisas,  proporcionalmente mais difícil é. Então, para começar uma verdadeira organização sustentável, é preciso se desfazer daquilo que não precisamos.

Cobertas e roupas de cama mais antigas, mas ainda em bom estado, podem aquecer pessoas necessitadas no próximo inverno. Agasalhos, jeans e roupas que não usamos há mais de dois anos devem ser analisados com critério: se não usei até agora, usarei um dia? Doe. Aquele vestido de festa ou terno que está novo, mas não é mais seu estilo pode ser vendido para um brechó físico ou online, ou em sites de vendas diretas. E você ainda faturará um dinheirinho.

2) Deixe a seu dispor o que for de mais uso:

Roupas de uso no dia-a-dia devem ficar nos lugares mais práticos e acessíveis do guarda-roupa. Os cabideiros principais e nichos à altura da visão são os locais mais indicados. Já roupas de menos uso como trajes de festa, casacos muito invernais ou roupas de verão (tipo praia), por exemplo, podem ficar mais remotos. Assim como cobertores e roupas de cama, que podem ficar nos maleiros (parte superior do armário). As roupas temáticas (de festa junina, fantasias etc.) podem ser alocadas em outro lugar como em caixas ou armários mais altos e que fiquem mais longe do nosso alcance.

como decorar guarda roupas pequenos

3)   Já tentou enrolar?

Alguns itens como camisetas, calças jeans ou toalhas podem ser enrolados ao invés de dobrados. Isso ajuda a economizar espaço e dispor os itens de maneira mais visível e fácil de pegar. Tente enrolar estas roupas e disponibilizá-las uma sobre a outra em nichos (para depois pegá-las na vertical) ou em gavetas (para pegá-las na horizontal).

No caso de toalhas, antes de enrolar, dobre-as de modo a deixar seu cumprimento quase do tamanho da profundeza do nicho. Assim, você aproveita mais o espaço deixando o “rolo” mais fino.

como decorar guarda roupas pequenos3

4) Ganchos, penduradores e mostradores ajudam a aproveitar espaço:

Na parte de trás da porta do armário, podem ser colocados pequenos ganchos ou pregos para pendurar inúmeros itens, livrando espaço interno e aproveitando esta área que nunca é utilizada para nada. Mas, atenção: verifique se os itens que você vai pendurar não impedirão que as portas se fechem, podendo até danificar seus acessórios.

Itens que podem ser pendurados nestes ganchos são: cachecóis, lenços, toucas, colares, brincos, cintos, gravatas e bolsinhas pequenas com alça. Se não quiser fazer furos no armário, compre ganchinhos que podem ser colados com dupla face.

Colocar ganchos em cabides para pendurar outro cabide pode ser um esquema útil. Deste modo, você vai “dobrar” a capacidade de um cabide e, assim, deixar de pendurar uma roupa em cima da outra. Colocar uma peça sobre a outra não é prático, já que você não vê a roupa que está embaixo. Invista em cabides resistentes (e em alguns duplos) e adapte ganchos ou outros materiais para este fim e use o cabide “duplo” para pendurar as roupas mais leves, deixando os casacos e peças mais pesadas para cabides individuais.

como decorar guarda roupas pequenos2

5) Divisórias inteligentes:

Ter divisórias inteligentes em seu guarda-roupa é muito interessante para a melhor disponibilização das roupas. Se seu armário não as possui, adapte-o. Compre divisórias de gaveta para organizar meias, roupas íntimas e biquínis. Instale prateleiras para criar mais nichos em seu armário. Use caixas resistentes e bonitas uma sobre a outra para guardar peças. Uma dica é usar caixas transparentes ou etiqueta-las para saber o que está dentro.

Com estas dicas, você vai transformar seu armário com pouco ou nenhum dinheiro e, com disciplina, manter a organização em dia. Lembre-se de fazer uma “limpeza” geral pelo menos uma vez por ano, descartando itens estragados ou que você não usa mais. Desta forma, a bagunça não terá mais vez em seu guarda-roupa.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *