3 dicas infalíveis para usar as cortinas em sua decoração

Quando pensamos em decorar um ambiente, a escolha dos móveis, tapetes, cor das paredes e cortinas são tarefas bastante difíceis. É preciso criar primeiramente um conceito para que tudo fique dentro dos moldes e seu ambiente tenha a sua personalidade (um dos principais objetivos da decoração). Veja aqui as principais dicas para usar suas cortinas da melhor forma possível e ter um ambiente muito bem decorado.

1. Para escolher as cores

O que você deseja para seu ambiente? Você quer que ele fique claro e iluminado? Se essa for a intenção, prefira cortinas de cores claras, como as Rolô em Tela Solar. Essa é a opção mais utilizada pelas pessoas em suas salas.

Já se a intenção é ter mais personalidade na decoração, com ambientes mais escuros ou coloridos, a dica é utilizar Cortinas Tradicionais de cores diferentes. Escolha a cor que mais combine com sua personalidade e os outros móveis. Elas podem ser vermelhas, azuis e até chumbo. Cortinas listradas ou estampadas são mais usadas para quartos.

Mas as cortinas devem combinar com seus móveis ou paredes? Com certeza! Pense nas suas próprias roupas, elas devem combinar, se isso for de sua personalidade. Assim também ocorre com os ambientes. Caso tenha dúvidas quanto às cores, prefira os tons mais neutros, aqueles que combinam com tudo!

2. Localização das cortinas

Muitas pessoas não sabem muito bem em qual altura a cortina deve ser instalada. Isso é fácil: ela deve vir encostada ou fixa no teto. Quanto mais alta a cortina, maior é a sensação de amplitude. Se o pé-direito for maior que o padrão de 2,70m, então vale a pena colocar entre a janela e o teto. As persianas podem ser instaladas logo acima da janela sem problemas.

Outra boa dica para fazer bonito é o comprimento: ele deve ser rente ao piso. Se faltar pano, dá a sensação de que a cortina está “pescando”, como calças curtas. Se sobrar, também é um problema, pois pode acumular sujeira.

3. Combinar várias cortinas em casa

Sim, é possível combinar cortinas em ambientes diferentes, com cores e estilos variados. Porém, isso deve ser feito com muito cuidado. Cada ambiente pode ter um tipo de cortina, mas elas têm que ser coordenadas. Não vale usar diferentes cores e tipos sem que um “converse” com o outro. Deve haver uma harmonia entre os modelos e cores para você atingir o conceito certo que você espera para sua casa. Dica: janelas que sejam uma ao lado da outra precisam de cortinas iguais, para não causar má impressão para quem olha de fora.

As persianas também podem ser combinadas com cortinas tradicionais na mesma janela. Escolha os modelos que você mais aprecia e faça em belo jogo de cortinas em suas janelas e portas de vidro.

Gostou dessas dicas? Comente esse post e compartilhe conosco o que você irá usar em sua casa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *