Decorando sua varanda para o verão

A varanda pode ser o local mais versátil e descontraído da casa. Durante o verão, então, não há cômodo mais potencial para se tornar o preferido, afinal, é neste local que a família e amigos podem se reunir para curtir um ar fresco.

Em muitas casas, a varanda é subestimada. Mas, a verdade é que não precisa de muitos elementos para tornar este local naturalmente aconchegante um sucesso. Mesmo quem não dispõe de tanto espaço, pode aproveitar o cantinho e deixar o espaço pronto para acomodar e sediar momentos de lazer, descanso e confraternização.

Ao decorar sua varanda para o verão, você pode aproveitar toda a vibração da estação e usar elementos mais naturais. As cores tendências para a próxima estação são o cru, bege e pastéis até as mais fortes como o laranja, magenta, berinjela e azul royal. Toques de vermelho e amarelo também estão em alta e, na verdade, nunca saem de moda junto a elementos de verão.

varanda de verão2

Móveis e acessórios para decorar sua varanda

Pense em como você quer utilizar o espaço: você quer receber amigos? Deseja que as crianças possam ter um canto confortável para brincar? Quer um cantinho para descanso? De acordo com seus costumes, você acertará na escolha dos móveis e acessórios.

Espreguiçadeiras e redes são ótimas pedidas para varandas. Aproveitando o ar fresco, estes móveis tornam o ambiente muito convidativo para um descanso, leitura ou momento a dois.

Já para reunir amigos ou crianças, os futons funcionam melhor. Sofás também transformam o ambiente em uma extensão da sala. Já cadeiras e mesas de ferro provençal (aquelas que parecem um pouco gastas) estão em alta e trazem um aspecto mais romântico.

Para deixar tudo mais aconchegante, almofadas nos móveis e espalhadas pelo chão ficam ótimas e deixam o clima bem despretensioso e intimista. Apenas não se esqueça de recolher as almofadas ao deixar o ambiente. Além disso, o material de revestimento das mesmas deve ser próprio para ambientes externos.

Toldos são ótimas escolhas para climatizar, dar sombra e proteger ambientes externos da chuva. Além disso, há muitas opções no mercado que são verdadeiros complementos à decoração. Escolha o melhor modelo para seu espaço, levando muito conforto e praticidade à sua varanda.

Fontes d’água são ótimas ideias para umidificar ambientes secos. Cortinas de tecidos leves também podem ser estrategicamente posicionadas para deixar alguns cantinhos com sombra. Tecidos suaves como seda, linho e voil deixam o ambiente próprio para o verão e protegem os móveis da luz solar.

varanda de verão3

Decorando a varanda

Em um ambiente externo não podem faltar plantas. Sejam pequenas ou grandes, elas trazem a sensação de frescor e vida. Se seu espaço é pequeno, use miniaturas em pequenos vasos ou um jardim vertical. Você mesmo pode preparar o seu encontrando prateleiras próprias ou estrados de madeiras. É só encaixar os ganchos e pendurar os vasos.

Estampas florais e com referências mediterrâneas vêm com força neste verão e são perfeitas para uma varanda, pois alegram o ambiente com naturalidade. Estas estampas podem ser aplicadas nas almofadas, estofados, tapetes ou quadros.

Se você usar mesas de refeições no ambiente externo, opte por toalhas coloridas e estampadas, jogos americanos de cores vivas e outros itens alegres. Os lanches serão muito divertidos, desta forma.

Apenas atente-se de que os itens que serão deixados ao ar livre devem ser resistentes à chuva e calor como porcelana, vidro e fibras sintéticas. Os assentos e estofados que não puderem ser retirados devem ser cobertos com material próprio e impermeável.

Para quem tem crianças em casa, um balanço na varanda pode ser pura diversão, além de servir de item de decoração. Um banco-balanço rústico, combinado com uma decoração romântica, agrada tanto os pequenos quanto os grandinhos.

Já para os românticos, aposte em locais onde dá para usar velas. Desta forma, será fácil armar um jantar ao ar livre em sua varanda. Um lustre decorativo também ficará muito bem no local.

Com uma varanda caprichosamente decorada e aconchegante, não precisa esperar as férias para relaxar na praia. Um espaço externo confortável traz a oportunidade de tirar algumas horas de relaxamento e descontração diariamente, além de driblar o calor do verão.

E então, vale ou não a pena dedicar mais atenção à sua varanda?

2 respostas

Os comentários estão fechados.