Decoração Vintage é a nova tendência

A moda é cíclica. Não estamos falando apenas da moda relacionada a vestuário, mas também das tendências no mundo da decoração. Por isso, é comum que, de tempos em tempos, elementos que já estiveram em alta voltem em diversas releituras e adaptações. É o caso do estilo vintage. Há pelo menos 3 anos, a decoração vintage começou a ganhar força e agora, está em vigor.

Antes de tudo, vamos entender melhor o que é o estilo vintage. A palavra é original de um verbete relacionado a uma boa safra de vinhos. O termo, utilizado como adjetivo, refere-se a algo clássico, antigo, de época. Vintage é sinônimo de algo bom, que se consagrou através dos tempos. Por isso, não há moda passageira para este estilo. O que ocorre é que, no momento, está em alta.

DECORAÇÃO VINTAGE É A NOVA TENDÊNCIA1                                                                                     Fonte: Google

Vintage X Velho

Tudo o que é vintage, é, digamos, antigo. Então, para ter uma decoração vintage, é só juntar um monte de coisas velhas? Não, pois nem tudo que é velho é vintage. Peças vintage são aquelas que, além de serem antigas, têm um estilo forte, clássico, possuem valor estético e, em alguns casos, até mesmo pessoal. Uma relíquia de família é um exemplo.

Para obter boas peças vintage vale a pena garimpar nas heranças de família objetos e móveis que possam ser restaurados. Há também lojas especializadas na venda destes itens já finalizados, prontos para o uso. E outros armazéns e brechós com objetos usados e antigos que ainda precisam de intervenção.

Seja lá como for, é importante ter um bom senso estético para identificar o que agregará valor para a decoração e o que deixará a casa com cara de brechó.

Dicas para uma decoração vintage

Uma tendência muito forte é a mistura de elementos modernos com clássicos. Este mix não deixa a decoração muito caricata e traz mais equilíbrio. Utilizar uma decoração básica e dispor alguns objetos vintage como um móvel antigo restaurado ou uma luminária com cara de “casa dos avós” fica também muito interessante.

DECORAÇÃO VINTAGE É A NOVA TENDÊNCIA2                                                                                            Fonte: Google

Veja algumas dicas para compor sua decoração vintage:

Cortinas volumosas são a cara do clássico: nas casas coloniais eram utilizadas cortinas amplas e muito tecido. Além de deixar o cômodo lindo, uma cortina grande e com pregas traz mais conforto e aconchego.

Abajures são vintage e fáceis de combinar: utilizar um abajur em estilo antigo é uma ótima maneira de trazer um toque clássico à sua sala ou quarto. Este tipo de peça é fácil de achar e, geralmente, não tem alto custo. Há também, muitas maneiras de personalizar um abajur antigo. Só tenha cuidado para não tirar a cara “ancestral” da peça;

Objetos que não têm mais utilidade (ou funcionamento) podem servir como decoração vintage: máquinas de escrever, vitrolas, baleiros de vidro etc. podem se tornar lindos objetos decorativos, dependendo do ambiente. Uma caixa registradora antiga ficará linda em um armazém, bar ou restaurante que tenha um toque retrô, mesmo que não seja útil ao trabalho. Uma vitrola fica perfeita em uma sala de estar. Lembre-se de que os objetos devem ser restaurados, caso necessário. Não é bonito dispor objetos descascados, desbotados ou, até mesmo, sujos, em nenhuma decoração.

DECORAÇÃO VINTAGE É A NOVA TENDÊNCIA3                                                                                            Fonte: Google

Uso de tecidos em estampas retrô dá o toque: caso você não disponha de objetos vintage, você pode dar um toque antigo ao ambiente, utilizando estampas retrô em almofadas, tapetes e papel de parede. Poá, listras e arabescos podem ser combinados em tons pastéis e amarelados (com cara de velho). Florais também podem ser retrô dependendo dos tons e estilo. Figuras como pin-ups (ilustrações de garotas com vestuário sensual retrô muito usadas em anúncios nos anos 70), Kombis e outros carros antigos, objetos e imitações de cartazes de época, por exemplo, podem ser utilizados em pôsteres e quadros. Misture estampas e figuras de modo a criar um mix com estilo vintage.

DECORAÇÃO VINTAGE É A NOVA TENDÊNCIA4                                                                                            Fonte: Google

Azulejos – quer algo mais vintage? Use azulejos com cara de antigos em parte da cozinha ou banheiro. Como este estilo está em voga, não é difícil encontrar opções para todos os bolsos.

DECORAÇÃO VINTAGE É A NOVA TENDÊNCIA5                                                                                             Fonte: Google

Louças pintadas à mão da época da vovó: pratos, bules, jarros e vasos pintados à mão conferem um toque romântico e clássico em qualquer decoração. Se forem lembranças de alguém querido da família, deixam a casa ainda mais nostálgica e aconchegante. Além de ficarem ótimos na decoração, estes objetos são ótimos presentes.

A decoração vintage não sai de moda já que utiliza objetos clássicos e de valor para ser composta. Na hora de compor seu ambiente retrô, basta ter equilíbrio entre os estilos para que o cômodo não fique muito caracterizado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *