4 Dicas: Quarto decorado com Listras

Listras, dependendo do modo como são usadas, dão um aspecto moderno, jovial e descontraído ao ambiente. Paredes com listras são indicadas, principalmente, para quartos, apesar de poderem figurar em salas, cozinhas, banheiros etc. Também é muito interessante o uso de listras na decoração de ambientes comerciais como lojas, restaurantes e lanchonetes.

Há várias opções de listras e cada padrão – seja de tamanho, cor ou direção – traz um efeito diferente. Por isso, o uso deste tipo de estampa é muito versátil e combina com várias personalidades decorativas.

Porém, há de se ter muito cuidado para não ultrapassar os limites do bom-gosto e do que separa o visual descolado da poluição visual. Como são muito expressivas, as listras trazem consigo algumas regras de combinação, por mais que o ambiente tenha a intenção de ser despretensioso. Uma combinação errada sobrecarrega visualmente o local.

Antes de planejar a pintura da parede com listras, pense no visual depois de terminado, ou seja, realize um planejamento de decoração. Isso deve ser feito com um profissional da área ou, no caso de pessoas que desejam fazer sozinhas, muitas referências devem ser buscadas.

quarto decorado com listras 2

Tipos de listras e impactos na decoração

Cores claras e pouco contrastantes dão um ar mais clássico e elegante. Já cores vivas e bem contrastantes trazem um recado mais descontraído (e poluído, por isso, cuidado).

Listras horizontais são mais interessantes em locais com o pé-direito alto, uma vez que dão a sensação de diminuir a altura da parede. Já as listras verticais conferem mais altura visual ao local, por isso, são a preferência da maioria. Quanto mais finas forem as listras, mais acentuada é esta percepção.

Veja os principais tipos de padrões listrados, seus efeitos e aplicações, além de dicas para combinar:

  • Listras “cor-sim-cor-não”: são as listras que intercalam o branco (ou uma cor clara de base, como o bege) e uma cor mais escura. Este tipo de padrão traz geometrismo e combina com decoração moderna (combinando com estampas diferentes na mesma cor ou outros elementos listrados, desde que as imagens conversem).

Em alguns casos, como o clássico preto e branco, este padrão fica muito bem em decoração retrô.

  • Listras totalmente coloridas: este tipo é totalmente alegre e descontraído. Não é indicado para quartos e locais que requeiram um efeito calmo. A vibração do excesso de cores cansa a vista e deve ser usado com moderação. Uma ideia é usar este tipo em apenas uma parede ou parte dela. Alternativa seria usar listras coloridas apenas em um grande painel ou tela.

Neste caso, as listras devem ser as protagonistas da decoração, não sendo possível alocar outro elemento tão chamativo quanto. O ideal é trabalhar algumas cores em outros pontos focais.

quarto decorado com listras 3

  • Listras com padrões diferenciados: listras que não possuem tamanho definido (ora mais largas, ora finas e podem se tornar quase um risco) trazem a impressão de movimento. São ideais para locais que requerem animação como locais para festas ou estabelecimentos voltados ao lazer. Para quartos e locais de descanso, as dicas são as mesmas do tópico acima.

  • Listras disformes (que parecem feitas à mão): listras que parecem ser pintadas à mão são muito indicadas para quartos de crianças. Neste caso, ficam ótimas as listras claras por cima de uma parede branca ou bege.

  • Listras quase imperceptíveis: utilizar cores pouco contrastantes nas listras traz um efeito mais elegante e sóbrio, sem deixar de estampar o charme deste tipo de padrão. Quando se utilizam cores muito próximas, o listrado fica quase imperceptível, funcionando apenas como um fundo para outros elementos decorativos.

quarto decorado com listras 4

Para combinar listras e estampas, lembre-se de respeitar a regra da harmonia: se as estampas são muito contrastantes, as cores devem conversar e vice-versa. Objetos e paredes listradas ficam ótimos com poás, quadriculados e figuras (desde que passem o recado correto).

Caso tenha vontade de incluí-las na decoração, mas esteja com medo de pintar listras na parede, pense em um painel ou objetos estampados como almofadas, cortinas, poltronas e outros móveis. Vasos e esculturas listrados também são uma opção.

Apesar de trazerem certa limitação na combinação de cores e estampas, as listras são atemporais: nunca saem de moda. Por isso, são, certamente, uma boa escolha na hora de colocar mais personalidade no ambiente.