3 Dicas para uma decoração rústica

Se a palavra “rústico” te lembra algo mal-acabado ou tosco, esqueça este conceito. Tendência fortíssima na decoração da ambientes e eventos, a pegada rústica traz referências campestres, brutas e despretensiosas, mas, jamais, desleixo ou pobreza.

O que traz o aspecto rústico é a combinação de elementos em estado natural e simplicidade nos acabamentos. Além disso, o estilo rústico combina com uma grande variedade de estilos, possuindo, até mesmo, versões como o shabby chic (o rústico chique).

decoração rustica 4

Para assumir o conceito rústico na decoração, é necessária a escolha de revestimentos naturais ou que imitam elementos da natureza como madeira e pedras, além do uso de objetos artesanais e em estado bruto.

Para contrapor o estilo, dando um pouco mais de classe e sofisticação, basta mesclar objetos neutros e elegantes. O importante é não exagerar se a intenção não for deixar tudo com cara de casa de fazenda.

Veja estas 3 dicas básicas para criar ambientes rústicos:

  1. Abuse da madeira

A madeira é o carro-chefe da decoração rústica. Revestimentos amadeirados, móveis em madeira bruta e uso de madeira de demolição estão em alta e dão um toque todo natural ao ambiente.

Para quem não sabe, madeira de demolição é um tipo de material que pode gerar móveis e objetos decorativos, resultando em peças duráveis e completamente sustentáveis. Isso porque este tipo de madeira é usado de uma maneira reciclada: o material já fora utilizado e seria, teoricamente, descartado.Private Residence / Atlanta, Georgia / Studio One

Trata-se de uma madeira que já pode ter ficado exposta ao tempo e, por isso, apresenta marcas de sol, vento etc. E é este aspecto que confere ao objeto uma singularidade especial e um conceito totalmente rústico. Para encontrar estas madeiras, garimpe construções que sofreram demolição ou marcenarias que trabalham com este tipo de material.

O acabamento de móveis, seja em madeira de demolição ou madeira de lei, deve ser bem naturalizado, no caso do estilo rústico. Estantes, por exemplo, podem até ser assimétricas. Poltronas e futons com base neste tipo de madeira e conceito ficarão bem em tecidos naturais e grosseiros. Estampas coloridas combinam muito e tiram o ar excessivamente marrom que a madeira natural traz.

Uma ideia é usar um chão que imita o efeito amadeirado. A dica é o Piso durafloor Nature.  Este piso pode ser colado, apresentando instalação sem complexidades.

  1. Escolha tecidos naturais

Os tecidos naturais como algodão devem ser preferência neste tipo de decoração. As opções com trama mais larga conferem rusticidade e charme campestre. Por exemplo: linho ou algodão cru, que podem ser usados em cortinas, almofadas e encape de estofados e almofadas. O uso de couro também combina e é tendência.decoração rustica 2

As cores que melhor harmonizam com o conceito são a cor cru ou palha, para dar mais leveza; e as cores terrosas como verde musgo, vermelho tijolo, ocre e tons de marrom. Estampados e detalhes em cores vivas levantarão o astral do local e trazem um aspecto contemporâneo.

As cortinas podem ser em formato clássico, feitas em tecidos naturais. Veja algumas opções aqui.

  1. Plantas são bem-vindas e dão vida à decoração

Se estamos falando em decoração natural, por que não falar em plantas? Elas, sem dúvidas, trarão um aspecto rústico e elegante ao seu ambiente. Além de melhorar o astral e contribuir com o bem-estar dos moradores.

Planeje um jardim suspenso ou vertical, no caso de falta de espaço. Use painéis de madeira e jardineiras feitas com materiais brutos.

Vasos de cerâmica ficam lindos. Este tipo de decoração também abre espaço aos materiais reciclados e artesanais. Por isso, vasos feitos com latas charmosas ou garrafas de vidro recicladas são bem-vindos.

Já na escolha das flores, tudo dependerá do seu ambiente e tempo disponível para cuidar. Pesquise bem antes de adquirir suas plantas, de modo a acertar na escolha de acordo com seu estilo de vida.

Flores do campo são perfeitas para a ocasião e, por serem delicadas, quebram a brutalidade.

Por fim, lembre-se de que um ambiente cheio de referências rústicas pode ficar carregado. Faça o contraponto com detalhes delicados e peças neutras.

Deste modo, não tem erro!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *