Dicas: Decoração Shabby Chic

Queridinha da atualidade, a decoração no estilo Shabby Chic vem ganhando adeptos e fãs. Você pode até não estar reconhecendo pelo nome, mas, certamente já se deparou com o estilo. Shabby, em português, significa velho, usado. E Chic, claro, significa que aquilo tem lá seu glamour.

Sendo assim, o estilo Shabby Chic nada mais é do que a combinação de elementos elegantes e charmosos de forma despretensiosa e até um pouco desarrumada, propositalmente. A graça desta decoração é poder recuperar objetos antigos e dar-lhes nova vida. Sendo assim, é um conceito que lembra frugalidade e sustentabilidade.

O Shabby Chic acaba imprimindo um toque de romantismo aos ambientes, além de um ar bucólico, já que tudo fica muito natural e original. Toques vintage também aparecem nesta decoração, uma vez que peças de antiguidade são bem-vindas. É pura nostalgia!

Este tipo de decoração fica muito bem em diversos tipos de residência, além de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e lojas.

Shabby Chic4

Veja aqui como levar um pouco do Shabby Chic para sua decoração:

  • Recuperação de antiguidades: dica mandatória no shabby.

Não jogue nada fora. Todas as quinquilharias podem se tornar algo lindo e único na sua decoração. Um porta-retrato antigo pode ter sua moldura recuperada e ser utilizado na parede junto a outros quadros e elementos.

Louça de época é super bem-vinda nesta decoração. Use xícaras como vasos para plantar hortinhas, bules com flores secas como enfeites, pires e pratos coloridos na parede.

Caixas de música e porta-joias ficam lindos sobre um aparador na sala e podem servir para guardar pequenos objetos. Abajures antigos podem ser recuperados com pintura e nova capa e, desta forma, voltar a brilhar.

Peças de época como vitrolas, telefones, máquinas de costura e outros, podem ser recuperados para servir de objetos de decoração em estantes e nichos.

Se você não possui uma herança como esta disponível, visite brechós e mercados de pulgas.

Shabby Chic3

  • Cores neutras e claras:

Como este estilo é um pouco rebuscado por causa do uso dos enfeites de época e da “proposital desarrumação” (sim, o estilo shabby não é totalmente arrumadinho), as melhores cores de fundo são as neutras e tons pastéis.

Caso você misture cores gritantes com as informações shabby, tudo pode ficar muito poluído visualmente. O ideal é passar um ar de pureza e inocência ao espaço. Claro que alguns pontos com cores mais fortes são bem-vindos.

Shabby Chic2

  • Muito tecido!

O estilo shabby combina com tecido. Papel de parede, almofadas, capas de sofás e mantas são ótimas opções. Ainda mais se forem no estilo “hand-made”, como uma manta de crochê “minha-vó-quem-fez”.

Estampas de época, florais, arabescos e pequenas figuras são as ideais para compor este tipo de decoração. Cortinas leves e translúcidas ficam lindas neste tipo de ambiente. Peças fabricadas com tecidos como musseline e voil dão a impressão de refinamento e conferem doçura ao local.

Tecidos naturais também devem ter preferência. O objetivo é dar um ar de conforto e aconchego.

  • Patina e móveis provençais:

O estilo provençal nos móveis veio com força e tem tudo a ver com o shabby. Para ter este efeito, faça patina em móveis antigos e depois lixe os cantos para dar um aspecto desgastado. Claro que é necessário um mínimo de conhecimento para que o efeito fique conforme desejado. Por isso, caso haja disponibilidade, envie o móvel antigo para que um profissional dê este efeito. Ficará melhor que um móvel novo (e mais barato).

Móveis feitos com ferro bruto ou madeira rústica também combinam muito. Mobília colorida pode ser usada como ponto focal, sem excessos. Um aparador vermelho ou amarelo, por exemplo, pode quebrar o romantismo exacerbado e dar um toque descolado.

Shabby Chic 1

  • DIY

Do it yoursef ou “faça-você-mesmo” é uma forte tendência que combina muito com o shabby chic. Peças com cara de “hand made” (feitas à mão) ficam ótimas dentro desta decoração. Atualmente, são muitas as ideias compartilhadas através da web. Além disso, o dono do local sente-se muito gratificado em poder fabricar um objeto cheio de personalidade para compor seus enfeites.

Este conceito veio de países que mantém forte os estilos antigos, como a Inglaterra.

 

Viu com é fácil manter sua casa com a decoração em dia?

Então, mãos à obra e criatividade na cabeça!