Tendência de decoração para 2016

2016 já está aí, batendo na nossa porta. E você sabe qual tipo de decoração terá vez no novo ano? Pois nós vamos dar a dica.

A boa notícia é que muito desta vibração que estamos vivendo em 2015 perdurará no próximo ano: a mistura de estilos sem medo, as estampas alegres, objetos cada vez mais personalizados e aplicações sustentáveis na decoração.

As tendências boho e shabby chic também se reinventam e dão lugar a propostas como o novo estilo “marroquino”, cheio de referências mediterrâneas numa decoração colorida e elegante.

Veja as tendências 2016 em decoração:

  1. Estilos

A nova pegada será o estilo marroquino ou, em inglês, bohemian style (que, na verdade, quer dizer outra coisa). Trata-se de uma tendência cheia de informação que vem orientar a febre de shabby chic e boho que foram as vedetes deste ano e dos anteriores.

Os tons mais terrosos são estrelas neste estilo, assim como objetos pendurados, estampas diferentes e luzes indiretas. Tudo cheio de referência mediterrânea, que lembra uma mistura de árabe com egípcio, sem deixar o hippie chic de lado. Para misturar ainda mais, o vintage ainda será bem-vindo. Porém, agora, para combinar, ele trará cores mais vivas.

Outra tendência forte é o estilo urbano ou industrial chique. Este tipo de decoração também é chamada de “.inc”, numa referência às incorporações. Para obter um efeito “.inc” use muito grafite e concreto. A mistura de referência vintage e coloridas fica harmoniosa com este estilo.

A chamada decoração divertida também é uma ótima opção. Cheia de personalidade, esta decoração usa objetos engraçados, mensagens, quadros e combinação de cores inusitadas, tudo com a cara do proprietário. A referência pop é forte neste estilo.tendencias2016.1

  1. Cores

Conforme o estilo marroquino, as cores vêm em tons terrosos como vermelho, marsala, terracota e marrom. O amarelo vem radiante em vários tons e combinações. As estampas vêm fortes e alegres. Podem e devem ser misturadas, criando efeitos despretensiosos. Os desenhos marroquinos, claro, estarão com tudo.

Combinações inusitadas ganharão força. O azul fechado será o próximo coringa, depois do reino do cinza. Vermelho com púrpura será uma combinação possível e interessante.

Quanto ao tipo de estampas, as listras continuam sendo um bom fundo para compor com outros tipos de padronagens. Já a grande queridinha será a estampa maxi-floral: grandes e chamativas flores.

Tons pasteis continuam em alta, porém ganham um pouco mais de cor, aparecendo um tom acima do visto até agora (um pouco mais escurinho).

rtc-13-300dpi1

  1. Tecidos

Já vimos que a decoração alegre será a grande escolhida para o próximo ano. Por isso, os tecidos da casa podem acompanhar esta tendência. Cores alegres e estampas da moda ficarão ótimas nos estofados, almofadas, cortinas, tapetes e outras peças.

Caso tudo já esteja sendo usado em excesso, apostar em cortinas com tons neutros será interessante. A dica é usar cortinas fluidas e compridas, para dar um toque elegante dentro da “bagunça” dos novos estilos, cheios de referências alegres.

O voil e o linho estarão em alta, uma vez que os estilos do novo ano são descolados e puxam muito para a pegada natural. Inclusive, as referências sustentáveis não perdem força. Ao contrário: são uma escolha cada vez mais presente, acompanhando as demandas da sociedade. Por isso, os tecidos naturais ganham espaço.

Ecléticas, as persianas podem ser usadas em janelas menores e em ambientes mais funcionais, estabelecendo ótima conexão com o estilo urbano. Você pode dar leveza e romantismo às persianas utilizando tecidos leves nas laterais, deixando a janela emoldurada.

Já as cortinas do tipo rolô ficam ótimas com as tendências da vez. Se forem feitas em materiais com trama aparente conferem um toque rústico e despretensioso, pegando carona na vibe de 2016.

Cortinas de bambu e com efeito amadeirado também serão muito bem-vindas.

classic-destaque

  1. Pisos e paredes

O tipo de revestimento queridinho das novas tendências será a madeira mel. Os amadeirados neste tom têm tudo a ver com o estilo marroquino. Ela pode aparecer nas paredes, piso, móveis, ripas, papel de parede ou molduras.

Os tons cimentícios vêm com tudo na pegada “.inc”. Para conseguir este efeito use o tom de grafite nos revestimentos.

DURAFLOR DESIGN

Agora é só escolher quais destas referências têm a ver com você e entrar com tudo nas tendências de decoração 2016.