Quarto de adolescente: Como decorar?

Decorar o quarto de adolescente pode ser uma tarefa tenebrosa ou divertida. Tenebrosa porque nesta idade, eles não sabem bem o que querem, são volúveis e exigentes. Mas, esta tarefa pode ser simples e até mesmo, descontraída, se os pais optarem por objetos neutros, práticos e que tenham a ver com a personalidade do jovem. Veja neste artigo como decorar um quarto de adolescente.

teen-room-decor-teenagers-10

Praticidade e utilidade para o quarto de adolescente

Pensar em praticidade é quase palavra de ordem na hora de montar quarto para um jovem. Visto que eles, via de regra, não são muito ligados em organização e gostam de tudo do seu jeito, ter um espaço de fácil ordenação e limpeza facilita muito a vida do adolescente e dos pais.

Para que o quarto seja o mais útil possível, uma dica para os pais que vão montar o cômodo é investir em móveis que facilitem a criação de um ambiente tipo home-office, com escrivaninha e cadeira de escritório. Espera-se que os adolescentes estudem bastante (quais pais não esperam, afinal?), por isso, ter um local confortável para organizar seus livros, materiais e computador é estimulante.

Para ganhar espaço em cômodos pequenos, a dica é usar prateleiras ou boxes suspensos onde o morador pode acomodar vários objetos. Nichos empilhados sobre ou sob a mesa também são um convite à organização. Quando no chão, são próprios para guardar os sapatos mais usados e, quando sobre a escrivaninha, servem para objetos relacionados à escola, papelada e caixas de bugigangas.

Escolher armários com espaço interno otimizado é também crucial para manter a boa organização do quarto. Afinal, não tem como ficar brigando com o adolescente porque ele mantém os seus objetos espalhados, se ele não tiver espaço para guardar sua “bagunça”.

Boa iluminação é fundamental para os estudos. Luminárias localizadas na escrivaninha podem ser ótimas aliadas até mesmo à saúde ocular do jovem. Além disso, abajures ou iluminação localizada sobre a cama podem ser estimulantes para que o adolescente realize leituras mesmo quando está cansado de ficar sentado em uma cadeira, como na escrivaninha, por exemplo.

como-decorar-quarto-de-adolescente1

Conforto e inspiração também ajudam

Na hora de falar em conforto, pensar nas cortinas é muito importante. O jovem gosta de privacidade e, por isso, uma boa opção é algo que seja prático, clássico e versátil. Deste modo, optando por um modelo que combina com várias tendências, a cortina poderá ter vida mais longa, combinando com a rápida mudança de gostos do jovem.

Um exemplo é a cortina Romana em Tecido Resinado. Seu estilo é moderno e prático. Ela combina com uma montagem de móveis mais parecida com um home-office ao mesmo tempo em que concorda com elementos personalizados.

cortina romana5

 

Falando em conforto no quarto, não podemos deixar de falar da cama. Uma cama ampla e confortável é uma escolha muito benéfica ao adolescente. As pessoas, nesta idade, têm alta média de horas de sono e precisam que o mesmo seja de qualidade para que seus estudos sejam mais concentrados.

Decorar a cama com almofadas coloridas e estampadas combinando com a personalidade e gostos do jovem é muito interessante, além de ser uma opção de baixo custo para alegrar o ambiente.

Já para escolher objetos inspiradores, é importante conhecer bem os gostos do adolescente. Utilizar quadros e pôsteres com sua banda preferida ou dizeres que tenham a ver com sua ideologia é uma maneira muito moderna de deixá-lo orgulhoso na hora de mostrar o quarto aos amigos.

como-decorar-quarto-de-adolescente3

Outra dica muito moderna e diferente é o uso de adesivos de parede. Cada vez mais criativos no mercado, há adesivos para todos os gostos. Há temas mais delicados, coloridos, modernos ou exuberantes. A escolha dependerá do estilo do jovem.

Jovens também gostam muito de exibir suas fotos. Por isso, um painel com grande espaço para retratos pode se converter em um objeto de decoração moderno e bonito.

Para concluir, lembre-se de que os adolescentes usam o quarto como refúgio, seja nos bons ou maus momentos. O ambiente deve servir para estimular os bons hábitos que o adolescente possui. Caso haja espaço, é interessante ter disponíveis pufes, almofadas grandes ou futons para receber os amigos. Afinal, com um belo quarto, qual adolescente não vai adorar mostrá-lo aos amigos?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *