Por que escolher as cortinas tradicionais? Veja os benefícios

Parece ser fácil escolher cortinas para a decoração. Muitas pessoas até se esquecem deste fator e acabem focando mais em móveis, cores e enfeites. Porém, as cortinas representam um aspecto fundamental na decoração, pois, além de estarem ligadas ao conforto, elas também respresentam boa parte do visual do ambiente. Neste artigo, falaremos dos benefícios em escolher um estilo de cortina tradicional.

Cortinas são peças chaves para fechar a decoração com chave de ouro e tornar seus ambientes mais aconchegantes e bonitos. . Por isso,vamos mostrar as opções em cortinas tradicionais e ensinar em quais tipos de cômodos elas melhor se adaptam e combinam.

Bom, antes de ir procurar suas peças certifique-se de que está com todas as medidas na mão. Afinal, deixar pedaços da parede ou janela sobrando, fora de contexto, não é nem um pouco elegante. Com as medidas nas mãos, está na hora de decidir quais os tipos de cortinas que ficam melhor para o seu cômodo. Entenda um pouco mais sobre esse item que faz toda a diferença no seu espaço.

cortinas-tradicionais-ilhois-1

Benefícios das cortinas tradicionais

Cortinas tradicionais são simples, elegantes e versáteis. Por terem uma modelagem neutra, combinam em qualquer ambiente.Você poderá trocar a decoração da sala quantas vezes quiser, trocar as cores das paredes, os móveis, o sofá etc. e a cortina permanecerá adequada. Além disso, ela é atemporal: não sai de moda. Por tudo isso, este modelo representa ótimo custo X benefício para o projeto.

Se você tem um pouco de receio em escolher estas cortinas por achar que elas deixarão o ambiente muito claro ou está preocupado com algum ponto da casa onde o sol bate forte, lembre-se de que essas mesmas cortinas podem ser usadas, só que com a opção black-out. O lado bom desse recurso é que, além de bloquear todo o calor e luminosidade do sol quente, deixando o cômodo muito mais aconchegante e confortável, o material é feito para não absorver o calor. Por isso, não esquenta como as cortinas de tecidos pesados.

Estes benefícios representam, mais uma vez, uma economia, já que você não precisa gastar mais com ar condicionado ou ventiladores. O estilo Black-out é o ideal para quartos, já que proporciona um sono sem nenhum incômodo por conta da luz externa.

Você gostou dos benefícios já ditos das cortinas tradicionais, mas ainda está na dúvida, pois quer algo mais diferenciado e moderno. Saiba que há muitas opções de cortinas em modelo tradicional, porém estampadas. Este tipo de peça acaba se tornando um elemento decorativo e pode complementar o visual de um ambiente, seja quebrando um padrão mais sério ou alinhando-se com o estilo descolado.

Caso você tenha móveis muito claros e paredes neutras, cortinas assim dão um up no seu cômodo, trazendo um visual mais arrojado. Estas opções dependem da personalidade da pessoa: algumas preferem ambientes mais neutros, outras mais coloridos.

Quanto à escolha dos tecidos, isso dependerá do seu cômodo: do posicionamento, necessidade de luminosidade e composição dos outros elementos.Se seu cômodo for mais escuro, são recomendadas cortinas mais leves, mais claras, com tecidos mais finos, como a cortina em Vual, por exemplo. Assim o ambiente não fica pesado e sim, aconchegante. Caso em seu cômodo seja incida muita claridade, o leque de cores e de tecido se abre muito mais, já que fica mais fácil de combinar.Tenha cuidado para não escolher um tecido pesado e grosso em um cômodo onde o sol bate forte, pois, ao contrário de proteger o local, este tecido poderá esquentar e criar uma barreira para a circulação de ar.

cortinas-com-pregas-2

Como limpar as cortinas tradicionais?

Quanto à limpeza das cortinas tradicionais, temos mais um benefício! Dependendo do tecido, o procedimento necessário para a limpeza é retirar a cortina e lavar com água e sabão, podendo ser lavada em máquina. Claro que é importante antes de qualquer procedimento, verificar as recomendações do fabricante. Alguns tipos de cortina não podem ser centrifugadas, por exemplo.

Lembre-se que em lugares mais úmidos a limpeza das cortinas deve ser feita com mais frequência, afinal a proliferação de ácaros é maior por conta da umidade.

Para qualquer dúvida sobre as melhores sugestões do seu ambiente, conte sempre com uma grande empresa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *