Policarbonato – a proteção ideal para sua estufa!

Você conhece ou já ouviu falar sobre policarbonato? Se já ouviu não sabe muito bem porque é bom, quais são suas características ou até para quais opções ele é mais adequado? Hoje nossa equipe vai explicar direitinho seus atributos e te dar dicas de como ele será bem utilizado na produção de sua própria estufa, vamos lá?

estufas

O policarbonato é um material plástico, utilizados em diversas áreas, como por exemplo, automobilística, arquitetura, medicina, indústria, entre outras. Um material de altíssima resistência a impactos, de muita durabilidade e alta transparência! Muito mais leve que o vidro, tem grande proteção contra raios ultravioleta.

É muito indicado para coberturas que exigem iluminação natural, obviamente muito indicado para estufas! Seu nível de transparência é de 89% e sua resistência chega a 250 vezes mais que o vidro e acrílico.

Com sua alta proteção UV sua durabilidade é enorme! Sua vida útil aumenta poderosamente se comparada as telhas de fibra de vidro ou PVC, elas não irão amarelar e muito menos perder sua transparência com o passar do tempo, pode confiar.

É um resultante da reação de entre bifenol e derivados de ácido carbônico, ou seja, se você busca transparecia e resistência, o policarbonato foi feito exatamente para você.

pergolado-policarbonato-compacto

O policarbonato além de ter a resistência e luminosidade ideais para estufas, oferece também duas opções de perfis: ondulada e trapezoidais, proporcionado  um visual bem moderno.

A radiação através do sol é absorvida pelo policarbonato e então é retida por quaisquer superfícies ou objeto dentro do cômodo escolhido e assim emitir calor, impossibilitando o mesmo de escapar, criando o ambiente perfeito para sua estufa. Há também opções de criar um projeto de ventilação que seja apropriado, caso não necessite de uma atmosfera total de calor para sua estufa.

Os painéis são desenvolvidos exatamente para resistirem à radiação UV, bloqueando assim a luz que seria altamente prejudicial para seus organismos vivos e também para seus equipamentos. Por isso é tão indicada para estufas, com sua transparecia e alta resistência solar, combina os dois, aumentando gradativamente sua durabilidade.

Uma boa dica é utilizar pranchas para movimentar sobre as telhas, isso na montagem de sua estufa. Determine a direção principal do vento, preste atenção que todas as sobreposições devem estar na direção oposta ao mesmo. Coloque o lado que haja a proteção UV sempre para cima, não deixando nos beirais e calhas, balanços de mais de 2,5cm.

Recomenda-se uma sobreposição de mínima de 150mm sobre os apoios, com conjunto em fitas vedadoras (neoprene ou EPDM).

gazebo-2

Mas lembre-se que o melhor é sempre consultar um profissional experiente do ramo, para se obter resultados concretos, como ter uma boa cobertura transparente e aproveitar inteiramente os benefícios da luz natural. Para um resultado final de excelência, deve ser bem projetada as instalações em posições que são estratégicas e com a cor adequada para cada especificação do cliente. Uma cor errada ou uma posição que não seja totalmente correta e sua estufa não terá os resultados desejados.

Lembre-se sempre, coberturas transparentes tendem a melhorar a luminosidade, fazendo também que os espaços pareçam maiores e ambientes mais frios tornam-se ambientes mais quentes. Instalar coberturas deste material em um país tropical como o nosso requer uma atenção redobrada! Muito importante que as coberturas de policarbonato sejam muito bem planejadas. Consulte sempre um bom profissional, atente-se a nossas dicas e comece hoje mesmo a planejar sua estufa!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *