Policarbonato ou vidro?

Quando pensam em fechar uma área com uma cobertura transparente, esta é a primeira pergunta da maioria das pessoas. Devo usar vidro ou policarbonato? Ambos os materiais possuem vantagens e desvantagens e conhecendo-as melhor é possível entender porque a maioria das pessoas vem optando pelo policarbonato nestes casos.

Enquanto o policarbonato ganhou fama nos últimos tempos, o vidro é usado tradicionalmente há muito mais tempo. Podemos dizer, então, que o policarbonato é uma espécie de evolução do vidro e em muitos casos possui resultados melhores.

Segurança – O policarbonato é muito forte e durável e não será quebrado graças a uma pedra ou outro objeto que possa cair ou ser jogado em sua cobertura. Ele suporta muito bem o impacto e pode ser até 250 vezes mais resistente do que o vidro neste sentido.

Peso – O policarbonato pesa pelo menos metade quando comparado ao vidro. Além de facilitar seu manuseio e manutenção, este fator é decisivo na hora de construir a estrutura que irá apoiar o material. O valor para construir uma estrutura para o policarbonato é muito menor do que a estrutura necessária para suportar o peso de vidros.

Versatilidade – Geralmente o policarbonato e o vidro são usados em forma de chapas planas. Mas se você considerar a ideia de montar uma estrutura com formato diferenciado, o policarbonato é muito mais versátil, já que pode ser curvado.

Resistência ao calor – O policarbonato possui menor índice de condutibilidade térmica, o que significa que passará menos calor ao ambiente do que o vidro, criando um espaço mais agradável.

O policarbonato ainda possui manutenção mínima e não propaga incêndios, sendo uma opção ideal para a maioria das coberturas transparentes. Apesar de ele ser geralmente mais caro do que o vidro, isso se deve ao fato de ser um material tecnológico, desenvolvido para garantir todas estas vantagens. Na hora de montar seu projeto analise seus benefícios além da questão financeira, principalmente porque este é um material que durará muito tempo e fará grande diferença na qualidade do seu ambiente. Confira alguns projetos feitos com policarbonato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *