Os 3 Mandamentos da cortina ideal para a ventilação da sua sala

 

A sala é o local onde a maioria das famílias se reúnem para conversar, ver TV, ler ou passar um tempo juntos. Também é o cômodo que mais usamos para receber amigos e familiares. Sendo assim, este espaço precisa ser aconchegante e ventilado de modo que as pessoas possam passar ali o tempo que quiserem sem desconforto.

Um bom arejamento do cômodo evita mau cheiro, aparecimento de bolor e outros fungos, além de trazer mais conforto aos moradores e visitantes. A iluminação correta em um ambiente como a sala também é importante para o melhor proveito da luz solar, sem expor demais os móveis ou as pessoas, tornando o ambiente desconfortável e quente demais.

Em espaços pequenos, a ventilação é um item mandatório na decoração, afinal, ninguém quer que sua sala passe a impressão de prisão, certo? Com a iluminação e arejamento corretos o local parece mais amplo, fresco e confortável.

Veja 3 dicas mandatórias para escolher a cortina ideal e outros truques para ventilar sua sala:

1. Não é porque o tecido da cortina é fino, que ele será, obrigatoriamente, fresco:

Uma sala quente, na qual a luz solar incide nos horários de temperaturas mais altas, por exemplo, pede cortinas leves. Porém, não é porque o tecido é fino que aquela cortina será uma boa opção. Tecidos sintéticos, como voal, por exemplo, tendem a segurar a passagem de vento. Neste caso, o ideal é utilizar tecidos naturais.

O forro de algodão também é muito útil, pois é um material natural, que deixa o ar passar e protege melhor da luminosidade. A iluminação deve ser um item bem pensado em uma sala, afinal, a TV não pode estar posicionada de modo a refletir a luz. Isto atrapalharia as pessoas.

Uma boa opção é a Cortina Romana, um clássico atemporal e sinônimo de elegância, com diversas opções de materiais (e níveis de opacidade) que se encaixam em vários projetos. Esta cortina pode ser bem translúcida ou mais opaca, além da opção em ter seu mecanismo motorizado.

rtc cortina romana tecido resinado 1

Seu modelo permite o uso semiaberto. A aparência é charmosa e seu estilo combina com decorações de temáticas diversas.

2. Cortinas de modelos versáteis podem ser a solução:

Cortinas que abrem e fecham representam uma ótima alternativa para atingir o equilíbrio iluminação X ventilação. Afinal, cortinas muito translúcidas podem deixar muita luz passar em certos momentos, ao passo que modelos mais fechados podem dar sensação de abafamento ou permitir pouco uso da luz solar.

Modelos de cortinas do tipo persianas podem ajudar muito nesta equação. Foi-se o tempo em que persianas eram coisa de escritório. Hoje em dia há modelos que agradam tanto aos gostos mais modernos quanto os mais clássicos.

A Persiana de tecido resinado traz uma aparência fresca e tradicional. Sua principal característica é a funcionalidade. Seu mecanismo de controle e o posicionamento vertical permitem direcionar a luz para o lado desejado, conforme for conveniente para a atividade ou segundo o horário do dia.

Persianas Verticais

Já a Persiana horizontal em madeira é um item de decoração à parte. Ela traz um toque rústico, porém com charme e elegância ao ambiente. Ela pode ser fabricada em madeira natural ou sintética.

Seu controle pode ser automático, o que provê o máximo de conforto e praticidade. Se sua decoração permitir este toque de arrojo, trata-se de uma ótima opção.

Persiana Horizontal Madeira 4

3. Alguns truques de ventilação potencializam o efeito da cortina ideal:

Dependendo do layout de sua sala, pode ser que o uso da cortina perfeita para a melhor ventilação não resolva sozinho. O ideal, para ventilar melhor os ambientes, é pensar na ventilação cruzada: o cômodo deve ter saídas e entradas de ar que fiquem frente a frente. Como nem sempre é viável, avalie as possibilidades.

Outras opções são o uso de isolamento térmico, dependendo das temperaturas na região onde você mora; uso do ventilador de teto ou ainda, a instalação de ar-condicionado.

A alternativa de uso de ventilador de teto deve ser analisada com carinho, pois, além de ser mais barata, pode também combinar muito com sua decoração. Há, hoje em dia, opções bem modernas e sofisticadas deste item. Ou ainda, opções discretas que passem despercebidas.

Siga esses 3 mandamentos e curta cada cantinho do seu lar.

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *