Nem muito, nem pouco: 5 Dicas para decorar na medida certa

Com tanta informação e novidade no mercado atual, o consumidor se sente um pouco perdido ao fazer suas escolhas. E, na hora de decorar a casa não é diferente. São muitas tendências, dicas, faça-você-mesmo e, no fim, você não sabe muito bem o que fazer. Por isso, vamos mostrar alguns macetes para decorar na medida certa sua casa, cômodo ou escritório.

Para decorar, a palavra de ordem sempre foi e é harmonia. Tendências vão e vem, porém, a harmonia entre cores, formas, estampas, objetos e luzes é sempre bem-vinda em qualquer ambiente. Não importa se você quer uma decoração agressiva, cheia de contrastes e cores chamativas, ou se você prefere um ambiente calmo em tons pastéis, lembre-se de que os elementos deverão sempre harmonizar entre si.

Equilíbrio também é uma característica interessante. Por mais que você goste de vermelho, por exemplo, não é agradável estar em um cômodo onde esta cor predomina em exagero. Tampouco ficará bonito utilizar tons de bege no cômodo todo sem nenhuma diferenciação ou destaque.

Entendendo estes conceitos, vamos às dicas:

Paredes e cortinas: a base de tudo

O ideal, quando se inicia uma decoração do zero é pensar primeiro na base: as paredes e as cortinas. Isso porque esta parte é mais difícil de mudar depois dos móveis postos. Pense que, se você pretende ousar nos objetos, a base deve ser básica e versátil, ou seja, combinar com tudo.

Agora, se o espaço ou tipo de cômodo não comporta muitos móveis diferentes nem enfeites, talvez seja interessante incluir detalhes inusitados na parede ou cortinas. Vale usar papéis de parede ou uma cortina colorida.

5-dicas-de-decoracao4

Móveis devem trazer conforto e usabilidade

Feita a base, é hora de compor os móveis. Antes de escolhê-los é necessário pensar na usabilidade dos mesmos. Em imóveis cada vez menores, planejar os móveis e pensar em maneiras de aproveitar espaços é fundamental.

Em casas antigas, era comum ter móveis apenas para decoração, porém, a tendência é que a mobília seja cada vez mais usual.

Seja lá o tamanho de seus cômodos ou a sua escolha, analisar a posição dos móveis, seu tamanho e usabilidade é obrigatório para que o ambiente fique confortável e bonito.

5-dicas-de-decoracao1

Mistura de tendências

Podemos dizer que o estilo vintage está em alta. Bem como as referências barrocas e românticas. O futurismo teve sua alta há alguns anos, mas também é um estilo muito escolhido. Referências pop também aparecem em agências de publicidade e nas casas de muitas pessoas.

Enfim, você pode escolher sua tendência preferida de decoração, mas, cuidado com o exagero. Talvez seja interessante balancear uma tendência realizando misturas. Por exemplo, em um ambiente com móveis vintage, você pode utilizar um quadro mais futurista ou pop. Desta forma, o ambiente quebra aquela aparência caricata.

Se você exagerar na tendência escolhida, corre o risco de ter um cômodo parecido com um brechó antigo (no caso do vintage) ou uma sala da NASA (no caso do futurismo).

5-dicas-de-decoracao2

Cores e figuras: como estampar o cômodo

Para brincar com cores e estampas não é necessário muito espaço nem investimento. Se você souber trabalhar as ilustrações e tons das paredes, almofadas, tapetes, cortinas, teto, chão etc. você aproveitará um item que já deveria existir (como uma cortina, por exemplo) no papel também de elemento de decoração.

Para combinar estampas diferentes, tendência no mundo da moda e decoração, vale a mesma regra aplicada ao vestuário: padrões diferentes devem ter cores da mesma família. Já se os padrões forem iguais, as cores podem variar com mais liberdade.

Outra dica é misturar padrões (bolas, listras, formas geométricas) com ilustrações. Por exemplo: uma parede decorada com papel de parede listrado e alguns quadros com imagens, onde as cores harmonizam. Ou vice-versa: um papel de parede de estampa com quadros de padrões.

5-dicas-de-decoracao3

Bibelôs e enfeites dão vida, mas podem poluir

Os enfeitinhos, vasos, porta-retratos e outros objetos fazem toda a diferença na decoração. Misturá-los e utilizar muitos deles está super em alta. Porém, há de se ter alguns cuidados. Primeiro: lembre-se de que sua decoração será bem mais bonita se seus enfeites estiverem limpinhos. De nada adianta ter um monte de objetos coloridos e diferentes se eles estiverem todos empoeirados. Por isso, se você tem um dia-a-dia corrido e não possui ninguém para ajudá-lo com a limpeza da casa, é bom pensar em um armário ou cristaleira onde seus enfeites ficarão livres de pó e teias de aranha.

Outro detalhe a ser pensado é no conforto. Seus objetos não devem competir com os moradores ou visitantes. Por isso, pensem bem antes de encher aquela mesinha com bibelôs. Não seria mais interessante ter um espaço para apoiar outros objetos e copos, por exemplo?

Enfim, o planejamento é essencial na hora de decorar a casa. A medida certa será sempre aquela que te deixa mais confortável e feliz com sua decoração.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *