Sala pequena – mas muito bem decorada

A metragem de casas e apartamentos encurtou. O mercado imobiliário, que deu uma guinada drástica nos últimos anos, ficou tão caro que a solução das construtoras foi diminuir o espaço. Se antes as salas eram grandes, com espaços para dois ambientes e inúmeras possibilidades, a realidade agora é outra. A maioria dos projetos trazem uma sala pequena, o que dificulta muito na hora de criar um ambiente agradável e funcional.

Mas essa missão não é impossível. Uma sala pequena pode ser, também, uma sala bem decorada. Algumas pequenas dicas podem fazer a diferença:

Aposte nos espelhos. Eles criam uma ilusão de espaço que é capaz de fazer maravilhas pelo seu ambiente.

Se for possível, faça tudo sob medida. Com um projeto exclusivo você consegue aproveitar melhor cada cantinho disponível.

Foco nas cores claras. Enquanto o escuro diminui, as cores claras têm o poder de transmitir amplitude.

Quanto menos divisão, melhor. Um tapete que marca o espaço da sala tende a diminuí-la, assim como um rebaixamento de gesso neste mesmo espaço. O ideal é que tanto o piso quanto o teto tenham uma sensação de continuidade, assim o ambiente ficará ampliado.

E se o espaço não é amplo, abuse da sensação de aconchego que ele proporciona. Sofás confortáveis, almofadas macias, mantas e tudo mais que traga sensação de conforto são bem-vindos. Outro item muito procurado na hora de criar uma sala com este perfil é a cortina tradicional, de voil (voal). Versátil, ela traz um aspecto clássico à sala, valorizando ambientes de diferentes tamanhos. Selecionamos algumas inspirações para o projeto de sua sala:

Esta cortina de voil branco traz amplitude ao ambiente. Também funciona como um equilíbrio perfeito para um espaço com poucos móveis, pois emana aconchego.

Nem toda cortina de voil precisa ser lisa. Este exemplo mostra como trabalhar esta cortina clássica de uma maneira que valoriza ainda mais o ambiente.

Com dedicação e pesquisa é possível fazer uma sala pequena ser bem decorada e, acima de tudo, confortável. E existe coisa mais bonita do que uma sala aconchegante?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *