Dicas para decorar salas pequenas

Sala gostosa é aquela onde nossa família e visitantes podem se esparramar e ficar à vontade. Mas, nem sempre nossa decoração favorece este conceito. Ainda mais quando o espaço é mínimo, característica comum dos imóveis mais atuais.

Para deixar sua sala pequena mais aconchegante e espaçosa (pelo menos na aparência), existem alguns truques de decoração e arquitetura. Estas dicas ajudarão a dar mais amplitude para o local. Vamos mostrá-las neste artigo. Acompanhe!

Desapegue:

Quanto menos coisas você tiver para alocar em sua pequena sala, maior ela parecerá. Evite tornar a sala um depósito. Por isso, tudo aquilo que for sazonal (de uso não periódico) ou que não sirva para deixá-la mais bonita, deve ser guardado em outro cômodo (de forma organizada) ou descartado.

Objetos de decoração avariados e bugigangas excessivas servem apenas para deixar seu cômodo mais feio ou juntar poeira. Revise os objetos que você mantém na sala e veja quais deles valem à pena ir para uma restauração, outro cômodo ou uma cristaleira, por exemplo. E quais devem ser doados ou rejeitados.

Escolha o sofá certo:

O sofá exato para sua sala é aquele que preenche todo o espaço necessário alocando o maior número de pessoas confortavelmente no local exato destinado para ele: nem menos, nem mais.

Um sofá pequeno demais pode deixar a desejar em número de lugares, incentivando o uso de cadeiras, pufes e outros móveis, o que deixa a sala ainda menor (com tanta coisa junta). Já um sofá maior que o ideal ficará desproporcional, desajeitado e poderá atrapalhar o trânsito de pessoas.

Por isso, este item deve ser medido e analisado antes de comprado.

Outra dica: considere os sofás retráteis ou sofás-camas. Eles podem ajudar muito na hora de receber visitas ou fornecer mais espaço em certos momentos. Sofás sem braço também economizam espaço.

dicas para decorar sala pequena1

Pequenos móveis versáteis:

Móveis 2 em 1 ajudam muito na hora de decorar espaços pequenos. No caso de uma pequena sala de estar, pufes quadrados ficam ótimos. Eles podem dar um toque moderno, servir de apoio para os pés ou bandejas e ainda, fazer o papel de assento para quando o número de visitantes extrapolar os limites da capacidade dos sofás e poltronas.

Um pufe-baú é ótima pedida para a organização, pois, dentro dele, podem ficar dvds, controle remoto e outros utilitários.

Móveis rasos são uma solução:

Escolha móveis com pouca profundidade. Sofás, raques e mesas de centro devem ter uma distância mínima um do outro para que fiquem disponibilizados de modo confortável, sem atrapalhar a circulação de pessoas.

Opte pelos modelos mais estreitos e pense bem sobre a mesinha de centro: pode ser que seja necessário abrir mão deste item. No caso, considere a dica anterior: um pufe-baú.

dicas para decorar sala pequena3

TV proporcional para a beleza da decoração e uma melhor visão:

Muitas pessoas são fissuradas em TVs enormes. Talvez porque tenham certo fascínio por cinema (e TVs grandes dão a sensação de cinema em casa) ou por acharem que quanto maior melhor. Mas, não é bem assim.

Cômodos pequenos deixam o sofá muito perto da TV e, deste modo, é necessário verificar se o tamanho da imagem projetada é o adequado para o ponto de vista que os telespectadores terão. Isso porque, as TVs muito grandes, se assistidas de perto, parecem em menor definição do que se fossem assistidas da distância correta. Verifique com o fabricante, a distância ideal para o modelo.

Referente à decoração, a TV não deve destoar do restante. Quanto mais fino e moderno o aparelho, melhor. De preferência, o mesmo deve ser fixado à parede (ou a um painel), para ganhar espaço no raque (que poderá acomodar outros aparelhos).

dicas para decorar sala pequena2

Use os espaços mais altos:

Na decoração de qualquer espaço pequeno, utilizar os espaços aéreos é uma ótima solução. Na sala é muito fácil: instale prateleiras ou nichos para acomodar livros, discos, enfeites e aparelhos eletrônicos. Usar caixas decorativas para guardar pequenos objetos também fica ótimo. Enfeite os cantos com plantinhas. Apoie quadros coloridos, pôsteres ou porta-retratos e dê mais cor a seu ambiente.

Com estas dicas, sua pequena sala vai ficar espaçosa e aconchegante, além de charmosa e autêntica. Depois destes conselhos você nunca mais vai evitar visitas por causa do tamanho de sua sala de estar.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *