Dicas para decorar apartamentos pequenos

Viver em apartamento pequeno é bem difícil, mas é uma realidade cada vez maior na vida dos brasileiros. Geralmente, pessoas solteiras ou casais escolhem morar em lugares mais compactos para começar suas vidas. Um dos maiores desafios é fazer uma decoração que fique bacana sem que eles pareçam menores ainda.

Porém, existem formas de decorar o apê para que ele fique mais valorizado, com impressão até de que ele é maior. Confira algumas dicas para aproveitar melhor seu pequeno lar por meio da decoração.

É possível sim decorar apartamentos e casas pequenos. Basta um pouco de noção e bom gosto. A escolha das cores é muito importante. Abuse das cores claras ou neutras em móveis, estofados, principalmente que sejam no mesmo tom da pintura das paredes.

No caso das cortinas e persianas, também é possível que elas ajudem a decorar pequenos ambientes e criar a impressão de que eles são maiores. Para isso, utilize as mesmas cores de sua pintura ou do carpete, como no exemplo a seguir:

Persiana que combina com carpete

Persiana que combina com carpete

Para ganhar mais espaço na sala, por exemplo, use poucos móveis, e esses poucos devem ser grandes. Móveis pequenos em um ambiente reduzido dão a impressão de estar em uma casa de bonecas. Cuidado também com a mesa de centro: ela deve ter pelo menos 1 metro de espaço para os outros móveis. A dica é utilizar mesas mais finas e compridas, mas respeitando o espaço.

Aposte em espelhos. Eles fazem com que o ambiente tenha profundidade maior do que a real, com aparência de serem maiores. Podem ser móveis com espelhos acoplados, molduras espelhadas ou até mesmo uma parede inteira com espelho. Ela fará um efeito bem legal para seu cômodo.

Os tapetes também ajudam a mudar os apartamentos pequenos. Utilize tapetes grandes que envolvam todos os móveis do ambiente. Tapetes pequenos fazem com que o lugar pareça menor do que já é.

As prateleiras são ótimas para pequenos espaços. Utilize prateleiras paralelas nas paredes, mas não em excesso. Nas do alto, coloque objetos que merecem mais cuidados. Utilize livros e fotos para decorar e deixar com a sua cara. As linhas horizontais são ótimas para dar impressão de que o ambiente é maior.

A última dica é essencial. Tenha tudo em seu lugar, bem arrumadinho, nada de bagunça! Coisas espalhadas pela casa, além de ser feio, fazem parecer que o lugar é ainda menor do que é de verdade.

Você já usa alguma dessas dicas em seu apê? Compartilhe conosco o que está dando certo para você!

2 respostas
  1. noemia says:

    Vocês fizeram o ambiente da sala de estar, mas por exemplo, eu tenho uma sala comprida como essa, divida em dois ambientes. Penso em colocar uma messa redonda, já que tenho, e a sala suporta uma mesa retangular com 6 lugares. Poderiam me dar uma dica? Enjoei da mesa tomando todo o espaço.

    Responder
    • Equipe RTC says:

      Olá Noemia,

      Agradecemos pela participação em nosso blog.

      A mesa redonda é uma ótima opção. Ela geralmente ocupa menos espaço que a retangular. Uma boa dica é combinar com um espelho próximo, os espelhos são ótimos para dar profundidade.

      Abraços,

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *