Dicas de como decorar sua sala de jogos

Para pessoas que gostam de receber amigos e fazer pequenos eventos em casa, nada melhor do que um espaço montado para o entretenimento. Porém, nem todas as residências comportam uma sala de jogos. De qualquer forma, é possível adaptar um local assim, mesmo se seu imóvel não for tão grande.

Decorar uma sala de jogos de modo que a mesma não fique parecendo um amontoado de coisas sem sentido é necessário. Deste modo, o local não destoa do restante da casa.

Um salão de jogos deve ser aconchegante e convidativo. Cortinas que permitam o aproveitamento de luz diurna e mantenham o ambiente arejado são recomendáveis. Assim, seus convidados podem passar o dia jogando sem escuridão. Ou ainda, uma iluminação adequada, durante o período noturno, permitirá noites bem divertidas.

E o melhor deste espaço é que ele pode refletir a personalidade do dono. Ao passo que, para não deixar a casa muito caricata, os moradores costumam buscar um equilíbrio em cores, enfeites, quadros, pôsteres e outras referências; em uma sala voltada ao entretenimento, estes “exageros” podem aparecer. Abuse da imaginação!

Vamos às dicas práticas para decorar sua sala de jogos:

1) Cores e imagens: conforme falamos, em salas de jogos, você pode ficar mais livre para expressar seus gostos. Use pôsteres de bandas, filmes, artistas ou temas que tenham a ver com suas preferências. Escolha cores contrastantes e chamativas como o verde (próprio das mesas de bilhar e baralho) ou vermelho (cortinas vermelhas ficam ótimas).

Cores escuras dão um ar “Las Vegas” à sua sala de jogos. O uso de preto nos móveis, combinando com as cores dos tecidos, fará com que o ambiente lembre um cassino. Se o objetivo é deixar o cômodo mais jovial e leve, use madeira nos móveis e cores como o amarelo e azul.

Uso de adesivos de parede com mensagens divertidas é ótima opção para decorar o local. Expor coleções e objetos mais coloridos trará alegria para a sala. Um alvo para atirar dardos na parede também combina. Se você faz o estilo vintage, que tal uma bela coleção de vinis e um toca-discos?

2) Defina as atrações: as opções de lazer em uma sala de jogos devem estar de acordo com o gosto do morador. Mesa de bilhar, mesa de jogatina, bar, telão, karaokê, pebolim, videogame etc. São muitas as alternativas. Hoje em dia, existem opções de dois-em-um (como uma mesa de sinuca que usa uma tampa para tênis de mesa). Tudo dependerá do seu espaço, gosto e orçamento.sala de jogos 2

Avalie bem o espaço e os costumes dos donos da casa e amigos nesta hora. Lembre-se de que, para tênis de mesa ou sinuca, por exemplo, é necessário ter um bom espaço em volta da mesa. Já no caso de pessoas que costumam receber muitos amigos, a mesa de jogatina deve comportar a quantidade costumeira de visitantes.

3) Pense nos comes e bebes: ter um pequeno bar na sala de jogos é ótimo para receber seus convidados. Se não for possível, um pequeno frigobar embutido em um pequeno armário (onde serão guardados colos e utensílios) é uma opção interessante. Um simples aparador ao lado completa a versatilidade. Use-o para dispor petiscos ou uma bela pizza!

4) Móveis versáteis e confortáveis: disponha pufes, poltronas e bancos confortáveis para seus convidados. Lembre-se de que, ao recebê-los, muitos podem ficar de fora das atrações, apenas conversando.

5) Organização dos itens: pense na organização do local que, apesar de ser uma sala de diversões, não precisa ser uma bagunça. Coloque ganchos para casacos e bolsas. Tenha caixas e gavetas para acomodar seus jogos, peças e outros itens.

sala de jogos 3Sala de jogos em casas menores

Se sua casa não possui um cômodo que possa ser dedicado à área de diversões, você ainda assim pode ter um espaço destes. Basta ter criatividade. Os móveis funcionais, retráteis e dois-em-um estão aí para isso.

Uma mesa redonda de jantar pode virar uma mesa de jogos com uma toalha adequada ou um tampão próprio. Inclusive, há móveis adaptados para este fim. Se quiser ousar um pouco mais e tiver espaço, há mesas de bilhar que viram mesa de jantar também.

A sua sala de estar também pode dividir espaço com o salão de jogos. Basta ambientar os dois locais com harmonia.

Criar uma bela sala de jogos certamente é um desejo daqueles que adoram receber os amigos. E você viu hoje que não é tão difícil. Bom divertimento!