Decoração de varandas de apartamento

O Uso da varanda como extensão da sala
A varanda por muitas vezes deixava de ser considerada como um “cômodo” do apartamento. Em geral elas eram subutilizadas como um lugar para colocar algumas cadeiras ou banquinhos, uma pequena mesa, poucas plantas e para apreciação da vista ao redor. Uma tendência que vem aumentando é o uso da varanda como extensão da sala de estar ou como um espaço para receber amigos e parentes e desfrutar de bons momentos de lazer.
Um exemplo são as novas construções que incluem um modelo de varanda gourmet no projeto e tem feito muito sucesso entre os casais que buscam ter no apartamento que pretendem morar um espaço utilizado para pequenas reuniões com amigos.

Caso não esteja adquirindo um novo imóvel, não precisa ficar de fora desta tendência. Você pode transformar a sua varanda em um espaço agradável com o objetivo de receber seus amigos e parentes em um jantar entre amigos, por exemplo.
Mas para isso, não apenas os móveis propícios vão te ajudar a promover este novo espaço, são várias as características a serem usadas para esta nova decoração de varandas:

Examinar sua varanda
A sua varanda é muito pequena? Qual o formato da varanda? E a área coberta, corresponde a quanto na totalidade?
Deve-se levar isso em conta, e talvez uma pequena reforma pode ser necessária para adaptar este espaço ao que precisa.

Considerar o estilo da sala
Para que esta extensão se torne harmoniosa e de bom gosto, faça uma lista de todos os temas e padrões que foram seguidos na decoração da sala de estar, pense também quais os móveis você gostaria de adicionar à sua varanda e que ainda não foram colocados na sala. Caso já possua uma mesa na sala pode ser desnecessário adquirir mais uma, por exemplo.

O que fazer com as plantas que ainda estão habitando sua varanda?
Caso possua muitas plantas na varanda, precisará alocar espaço para decoração, mas se for poucas, você não precisa se desfazer delas, mas sim dar uma nova roupagem. Para que elas continuem a dar um toque de frescor, mas agora combinando com o ambiente, uma opção é trocar os vasos e alterar a disposição.

Varandas fechadas
Se sua varanda é totalmente fechada, e coberta, facilita e muito na conversão deste espaço, pois eletrônicos e moveis de todas as formas podem ser deslocados para este lugar.
Caso queira aumentar a privacidade, pode fazer uso de cortinas rolô na área envidraçada.
Nas varandas que ainda contam com o espaço totalmente aberto, a dica é usar um toldo cortina enrolável, pois ajudará a proteger os móveis e utensílios do vento, da chuva e dos raios solares.

A proteção UV
Na maioria das varandas, a localização sofre exposição ao sol, então para facilitar nossa vida, o mercado já conta com uma grande gama de móveis com filtro UV, protegendo do desbotamento da peça ou até mesmo do esfarelamento do tecido devido ao ressecamento causado pelo sol. Móveis com este tipo de proteção possuem uma boa relação custo/benefício e é uma forma de preserva-los, pois uma troca constante de mobiliário possui um custo muito mais elevado.
Por fim, pense sempre no conforto e na utilidade deste novo espaço. É uma forma inteligente e charmosa de expandir sua casa. Pense, planeje e defina como será o uso durante o dia e durante a noite da sua nova varanda no apartamento.

Escolha sempre cores que realcem o ambiente e trazendo um toque de ar-livre.

Não tem como errar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *