Decoração x Sustentabilidade

Atitudes sustentáveis estão mais na moda do que nunca. E tudo indica que este conceito veio para ficar. Afinal, além de tendência é uma necessidade para o planeta. Mas, o que é ser sustentável, literalmente? Sustentável é tudo aquilo que pode ser mantido sem esgotamento de recursos. Ou seja, quando falamos em sustentabilidade, falamos em como manter aquele hábito ou construir aquele objeto esgotando o mínimo possível de recursos e pensando em maneiras de repor o que fora utilizado.

Por isso, um conceito muito ligado à sustentabilidade é o dos 3R’s: reduzir, reciclar, reutilizar. Na prática, significa que devemos:

  • Reduzir a quantidade de lixo (descartes);

  • Reutilizar o que conseguirmos;

  • Reciclar o que puder (transformar ou enviar para transformação os materiais recicláveis).

E o que isso tem a ver com decoração? Tudo! Em nossa casa podemos dar preferência a materiais sustentáveis, além de, literalmente, reutilizar itens que seriam descartados com criatividade e bom-gosto.

decoraçãoxsustentabilidade2

Veja nossas dicas para ser sustentável na hora de decorar:

  • Prefira materiais sustentáveis ao projetar seu espaço:

Muitas matérias-primas que utilizamos em móveis, painéis, objetos decorativos e arquitetura de modo geral são reaproveitadas ou poderão ser reaproveitadas quando no fim de sua vida útil. Dê preferência a estes tipos de materiais em detrimento daqueles que causam danos ao meio ambiente.

– Madeira de demolição: é a madeira recuperada de outras construções. Além de ter um custo inferior, é sustentável, pois já está sendo reutilizada. A questão do valor, no entanto, não é mandatória, pois é um artigo que está muito em uso. Quanto maior a demanda, maior o preço. Pesquise bem antes de comprar. Móveis, painéis, gazebos e outros elementos feitos deste material têm um aspecto rústico que fica um charme na decoração. E o uso deste tipo de madeira evita que novos recursos sejam retirados do meio ambiente;

– Azulejos avulsos: azulejos diferentes fora do conjunto que seriam descartados podem compor um painel interessante em parte da sua cozinha ou banheiro. Ouse!

– Tecidos sustentáveis: são ótimas opções de materiais que unem conforto, beleza e responsabilidade ambiental.  Há alternativas produzidas através da reciclagem de plástico, algodão e garrafas PET. A produção destes tecidos também costuma seguir normas ecológicas que visam à diminuição dos impactos ambientais. O reaproveitamento de tecidos também pode ser feito reutilizando as sobras em outros acessórios de moda e decoração.

decoraçãoxsustentabilidade1

  • Não jogue fora assim, sem tentar!

Antes de descartar um item, tente consertá-lo ou reutilizá-lo. Um vaso quebrado, por exemplo, pode ser colado. Suas rachaduras podem receber uma massa para igualar e, depois, o objeto pode ser repensado com tinta ou spray. Ao invés de descartar um material, você ganha um novo, quase sem custo!

Caixas de feira, porta retratos velhos, quadros desbotados, móveis descascados, enfim, tudo pode ganhar vida nova com tintas, spray, papel contact, papel tecido e criatividade.

  • Não serve mesmo para você? Pode servir para alguém!

Se aquele objeto não serve mesmo para você, não o descarte ainda. Ofereça-o para doação ou até mesmo ganhe um dinheirinho vendendo-o em brechós e lojas de usados, caso acredite que o mesmo possui valor para tal. Reutilizar está virando negócio e há muitas pessoas (marceneiros, vendedores, artesãos etc.) especializando-se em consertar e dar nova vida a objetos sem uso!

decoraçãoxsustentabilidade3

  • Transforme!

Pneus, latas, vidros, caixotes, gavetas velhas, pallets, escadas sem uso, enfim, tudo pode se transformar. Não dê limites para sua imaginação. Transforme itens obsoletos e velhos em uma decoração cheia de personalidade. Algumas ideias:

– 2 pneus velhos empilhados podem se transformar em um puff;

– Latas velhas podem ser utilizadas para fazer uma mini-horta de temperos. Se a ilustração da lata for bacana, deixe-a como está. Senão revista-a com contact, papel tecido ou pinte com spray. Elas também podem servir para guardar utensílios de cozinha ou banheiro;

– Gavetas velhas podem ser pintadas e se transformar em nichos a serem pendurados na parede de quartos infantis ou escritório (para expor livros);

– Escadas velhas podem virar um charmoso cabideiro;

– Vidros podem se transformar em várias coisas: porta-temperos, vasos, garrafas d’água, guarda-grãos etc.

Bem, já deu pra perceber que o cerne da decoração sustentável é jogar fora um mínimo de coisas e evitar a retirada de recursos da natureza. Portanto, dê asas à sua imaginação para unir uma atitude verde com uma decoração cheia de estilo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *