Tendências de cortinas: acopladas ao vão da janela

Antigamente uma cortina bonita precisava ir do teto ao chão. Mas a decoração, assim como a moda, vive mudando e adaptando-se às novas realidades. Com os cômodos cada vez menores, a cortina que vai do teto ao chão tem se tornado raridade, pois pode diminuir a sensação de espaço de um ambiente. Além disso, a manutenção destas cortinas é muito trabalhosa por conta do seu tamanho. Tirar e lavar cortinas muito grandes pode ser uma missão quase impossível.

Atualmente, a maior tendência quando falamos em cortinas são aquelas acopladas ao vão da própria janela. Elas são inteligentes, pois ocupam apenas o espaço necessário para decorar e proteger o ambiente da iluminação indesejada. É uma versão da cortina que só traz benefícios e muito pouco trabalho. Além disso, esse tipo de colocação tem um apelo estético maior e transmite modernidade ao ambiente.

Na teoria, qualquer cortina pode ser colocada desta maneira – basta haver o vão na janela. Na prática, os modelos mais modernos ficam esteticamente mais agradáveis do que as tradicionais, em tecido ou voil (voal). Estas últimas opções ficam melhores quando colocadas da maneira tradicional. Para acertar na escolha, aposte nas cortinas rolô, que combinam perfeitamente com este tipo de decoração e promovem um equilíbrio estético no ambiente. Disponível em várias cores, este modelo vai desde o branco clássico até tons mais rústicos, que trazem sensação de aconchego ao ambiente.

Se preferir, você também pode instalar persianas neste mesmo esquema – principalmente as horizontais, que são mais modernas e combinam com este tipo de colocação.

Cortinas e persianas podem ser compradas em tamanhos padrão. Mas apenas se você escolher modelos feitos sob medida poderá acoplá-los com perfeição em qualquer tamanho de vão. Nestes casos, qualquer diferença de tamanho pode comprometer a estética do ambiente.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *