Cortinas Motorizadas: Conheça seus benefícios

A cortina motorizada é uma ótima opção para qualquer ambiente. Trata-se de uma escolha moderna e extremamente confortável que traz muitos benefícios aos moradores. Para abrir e fechar, basta apertar um botão.

A automatização de cortinas é uma forte tendência em projetos de interiores. Veja neste artigo, como utilizar estas cortinas e quais seus benefícios para o projeto de sua casa.

Vantagens das cortinas motorizadas

cortina-romana-tela-solar-1

As cortinas motorizadas ou automáticas exercem certo fascínio por remeterem a algo extremamente moderno e interessante. Elas lembram aquela épica cena de filme onde uma pessoa bate palmas e as luzes se acendem (ou as cortinas se abrem).

Sem sombra de dúvidas, a escolha de revestir suas janelas com este tipo de artefato, será algo de muito valor para a composição do ambiente como um todo. Veja quais são os principais benefícios de uma cortina motorizada:

  • Conforto: este benefício é óbvio e não precisa nem ser explicado. O morador pode, da mesa do café-da-manhã, fechar as cortinas se perceber que o sol está batendo em alguém ou, ao contrário, abri-las para admirar o dia;

  • Design: por serem automáticas, estas cortinas dispensam a necessidade de hastes, correntes, cordões e outros elementos utilizados para a abertura e fechamento. Sendo assim, o design da cortina é mais limpo;

  • Economia: cortinas motorizadas podem ser programadas com sensores de luz para que se abram e se fechem de modo a aproveitar a luz natural. Além disso, as cortinas protegem o ambiente da troca de calor durante a incidência solar, o que pode representar economia com ar-condicionado;

  • Agilidade: ao deixar um ambiente ou ao sair de casa, todas as cortinas podem ser fechadas de uma só vez. O morador economizará tempo.

Com estas funcionalidades, ficará difícil esquecer cortinas abertas ao sair de casa, por exemplo, deixando seus objetos, plantas e tecidos expostos à luz solar e calor excessivo.

As funções das cortinas em uma casa

A cortina tem várias funções em um ambiente. Você sabe quais são os papeis delas em sua casa? Veja:

  • Proteção: cortinas têm o papel de proteger móveis, objetos de decoração, obras de arte e outros itens que compõem um ambiente interno. Elas protegem o chão, paredes internas, tapetes e plantas contra raios UVA e UVB, que podem envelhecer e danificar o que está dentro da casa.  Uma cortina própria para determinado cômodo protegerá o investimento feito em outros objetos, móveis e tecidos. Por isso, é importante saber escolher esta peça;

  • Beleza: sem dúvida, elas são itens fundamentais na composição de um ambiente interno. Uma cortina bem escolhida pode resultar em um elemento de decoração de impacto ou suavizar a aparência de cômodos;

  • Condicionamento do ambiente: como as cortinas protegem contra a incidência de raios solares e o calor, se o tecido escolhido for adequado e as cores, favoráveis, a peça trará mais conforto e frescor ao ambiente. Além do calor, o tecido também protege contra luminosidade em excesso.

12-Romana-Blackout-300dpi1

Por estes motivos, fazendo a escolha certa, a cortina trará aconchego e valor ao imóvel.

Opções de cortinas motorizadas para decoração: como escolher e compor o ambiente

As cortinas podem representar até 3% do valor total de um projeto de interiores e, mesmo assim, podem ser responsáveis por grande parte do impacto visual e proteção dos outros produtos comprados. Por isso, vale a pena analisar bem as opções para realizar boas escolhas.

Uma opção clássica e que compõe muito bem vários tipos de ambiente é a cortina romana motorizada. Cortinas Romanas são aquelas com corte reto e varetas horizontais que dividem a peça em tiras, dando a impressão de formar camadas.

Este tipo de cortina pode ser fabricado em tecido sintético, tela ou fibra natural. A cortina Romana dá um ar clássico, elegante e charmoso ao cômodo. A opção abaixo exemplifica uma versão atual e que agrega valor a qualquer ambiente.

Uma peça como esta tira a impessoalidade das persianas, além de configurar uma opção confortável, moderna e requintada: um verdadeiro diferencial na decoração.

As dicas, na hora de escolher sua cortina motorizada, são, além de observar a composição estética, testar o motor. Verifique o modo de funcionamento e se o mecanismo não é barulhento.

Certamente, sua escolha fará sucesso!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *