Como utilizar souvenir na decoração?

Não dá para viajar sem guardar as lembranças dos bons momentos. Além das fotos, também gostamos de levar um pedacinho do lugar que conhecemos. Pode ser um artesanato local, um item decorativo ou qualquer objeto que represente o passeio. Mas, depois de juntar vários souvenires vem a pergunta: onde expor tudo isso sem destoar da decoração da casa?

Utilizar a sua coleção de souvenir na decoração da casa é fazer com que o ambiente mostre um pouco de sua história. Porém, como itens assim têm características bem particulares, que nem sempre combinam com o estilo da casa, você corre o risco de deixar a sua exposição de enfeites como um amontoado de objetos que desvaloriza sua composição.

Isso porque souvenires são objetos que podem tanto ser feitos rusticamente quanto apresentar acabamento sofisticado. Também podem ser de qualquer tamanho, cor, tema. Sendo assim, é uma coleção a ser exposta sem um padrão. Entenda melhor como expor este tipo de objeto lendo nossas dicas a seguir.

A primeira atenção é na hora da compra do souvenir

Se você está começando sua coleção de souvenires, será mais fácil utilizá-los na decoração após ler essa dica. Ao viajar, já pense nos locais da casa em que ficaria bom expor objetos multicoloridos e de vários estilos como: uma prateleira, uma cristaleira ou, se você ainda não tem o móvel, onde seria possível encaixar um.

Assim, você já começa a ter em mente que tipo de enfeite, tamanho e material é possível trazer da viagem e aproveitar na casa. Você pode decidir por trazer objetos penduráveis como pratos, porta retratos e quadrinhos, por exemplo, se achar que ficarão bem em determinada parede e não em estantes. Isso tem que ser decidido antes de começar a comprar enfeitinhos sem nenhum critério.

Objetos mais minimalistas, com design limpo e cores não muito chamativas podem ser escolhidos sem medo para equilibrar a composição. Já objetos grandes, com cores muito vibrantes ou materiais muito rústicos devem ser comprados com cuidado. Pergunte-se: eles terão lugar em sua decoração?

SOUVENIR4

A escolha do lugar para expor os souvenires faz toda a diferença

Um armário básico e minimalista é uma ótima peça para expor objetos muito diferentes entre si. Uma cristaleira também pode ser uma opção. Outra dica é usar um canteiro ou um aparador.

Conforme já falamos, você pode também optar por pendurar seus souvenires em uma parede. Muitos enfeites são adaptáveis esta situação (se tiverem pelo menos um lado chato e não forem pesados) e você poderá priorizar na compra pequenos quadros, porta retratos, relógios de parede entre outros. Além disso, poderá enquadrar lembranças, criando objetos personalizados e fantásticos.

SOUVENIR1

Alguns detalhes trazem mais charme à sua coleção de souvenires

Quando utilizamos muitos objetos pequenos na decoração de um ambiente, temos que tomar cuidado com a limpeza destes. Por isso, o uso de uma cristaleira ou móvel fechado com vidro seria mais prático, evitando o empoeiramento dos souvenires. Itens empoeirados perdem seu charme e criam um efeito inverso ao de enfeitar.

Outro detalhe é observar o acabamento: o objeto sofreu alguma avaria (teve uma parte quebrada, rachou ou desbotou)? Ou, mesmo quando novo, o acabamento deixava a desejar (e você só comprou porque transmitia a identidade local)? Nestes casos, vale a pena restaurar o souvenir: passar verniz, uma mão de tinta, um lixamento, por exemplo, podem dar nova vida ao enfeite. Se você não sabe fazê-lo conte com a ajuda de um artesão ou profissional do ramo. Por falar em profissional, você sabia que existem consultorias em decoração que ajudam os clientes, mesmo à distancia, a se decidir pela compra de souvenires?

SOUVENIR2

De qualquer forma, não se prenda tanto aos detalhes, o que vale é que os objetos colecionados reflitam sua história e, com as dicas que trouxemos, tem tudo para sua exposição de souvenires ser um charme. O que não vale é espalhar os objetos pela casa sem nenhum critério, desvalorizando a decoração ou ainda, por medo de não saber usá-los, esquecê-los na mala.

Lembranças de viagens são coisas que não saem de moda. Além disso, a aparência do espaço de expor souvenires sempre será renovada a cada passeio. Aproveite esta versatilidade e cuide deste cantinho com charme, elegância e, o mais importante, a seu gosto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *