Ambientes integrados: Dicas para decorar

É forte tendência nos imóveis modernos, a integração de ambientes. Isto se dá por dois motivos: um deles é o tamanho reduzido das novas residências, o que obriga acomodar dois cômodos ou mais em um.

Mas, não apenas em imóveis pequenos usa-se a integração de ambientes. Ela também é usada devido a um estilo de vida moderno, onde as pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo e de maneira independente. O ambiente integrado possibilita que os vários membros de uma família estejam cada um fazendo algo diferente no mesmo cômodo. Por exemplo: enquanto um cozinha, o outro usa o notebook na sala e um terceiro assiste à TV.

Veja algumas dicas na hora de integrar ambientes em sua casa:

 

  • Antes de começar, pense no espaço como um todo. Elimine aquela ideia de cômodos tradicionais divididos por paredes e corredores. No ambiente integrado, cada espaço é considerado, inclusive os espaços centrais. Somos mais direcionados a pensar em encostar tudo nas paredes deixando o centro livre. Este não é o conceito de ambientes integrados;

 

  • Utilize uma mesma cor de base. É até possível compor ambientes com paredes diferentes, mas há de se ter muito cuidado. De preferência, contrate um profissional para averiguar a questão. Para não errar, é melhor deixar toda a parede uniforme, assim como o piso. Desta forma, você evita o efeito “recortado”;

ambientes integrados.3

  • Na maioria dos casos, atualmente, a sala de TV e de jantar são integradas. Porém, isso não significa que aquela família tenha o hábito de comer assistindo à TV. Isso pode ser solucionado posicionando o aparelho de modo a atender às necessidades e costumes;

 

  • Cozinha americana precisa de alguns cuidados como o uso de uma boa coifa bem posicionada, evitando, assim, o desconforto de deixar a casa toda cheirando à fritura. É necessário também planejar o espaço da área de serviço. A roupa ficará estendida logo ao lado da cozinha e não há paredes? Será que não é o caso de colocar uma divisória de vidro, por exemplo? Desta forma você também separa a área de limpeza. Portas de correr ou imitando armários também são opções;

ambientes integrados1

  • O escritório com quarto tem que ser bem funcional e o espaço deve ser otimizado para permitir o arquivamento dos materiais de trabalho, evitando a bagunça no lugar destinado ao descanso. Opte por móveis retráteis (como uma escrivaninha que fecha, deixando assim, os materiais de escritório escondidos) ou dois-em-um (como um futton que vira cama). Além disso, um planejamento cuidadoso com a iluminação também é importante neste caso.

 

  • Utilizar portas e painéis de correr são alternativas modernas e práticas para criar divisórias retráteis. Você pode, por exemplo, separar sua cozinha da sala de jantar por uma porta de correr de madeira crua ou madeira laqueada. O item funciona como um objeto decorativo, além de deixar a divisão opcional. Uma prateleira fina também faz o papel de divisória e fica muito moderna!

ambientes integrados2jpg

  • Tapetes são outro recurso para promover uma divisão imaginária de cômodos. Use-os principalmente em salas de jantar, salas de estar e escritórios.

Integrar ambientes não significa apenas deixar espaços abertos. É necessário que as pessoas que estão no cômodo tenham uma discreta sensação de separação, sem parecer que o cômodo fora recortado. Também se deve ter cuidado ao utilizar a integração em áreas muito grandes, que correm o risco de parecerem desertas. Neste caso, é preciso preencher seu centro com mesas, prateleiras ou utilizar aquela dica das divisórias.

No caso de ambientes pequenos, o cuidado é não abarrotá-los de objetos e divisórias. Demarque ambientes, nesta situação, apenas com o posicionamento de móveis. E lembre-se: nem todas as pessoas gostam de ambientes integrados. Antes de qualquer coisa, é necessário que os moradores sintam-se confortáveis com os cômodos. Se as pessoas da casa sentem-se sem privacidade ou necessitam de independência nos ambientes, o recomendável é fazer um planejamento com divisórias, portas de correr ou mesmo, paredes.

Se o ser humano mudou, está mais interativo e sociável, sua casa também mudou. Por isso, os ambientes integrados são, cada vez mais, solicitados em novos lares. São muitas as opções de móveis próprios para projetos assim e profissionais especializados com ótimas ideias. Além do mais, seguindo alguns cuidados básicos e planejamento não tem como errar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *