5 Dicas para uma decoração romântica

A tendência romântica tomou conta do mundo da moda e da decoração. Estampas floridas e delicadas, peças e paisagens com ares bucólicos, além da mistura de cores meigas são, cada vez mais, a escolha das pessoas para compor seus ambientes, além do seu próprio visual.

Muito usada atualmente em casamentos, noivados e aniversários, uma decoração romântica não precisa estar presente apenas em momentos especiais. Ela pode ser o conceito chefe de seu projeto além de ir super bem com outros estilos, podendo compor um mix de tendências, sem deixar tudo com romantismo excessivo.

decoração romantica.jpg1

Mas, o que é uma decoração romântica?

Não confunda decoração romântica com algo essencialmente feminino cheio de flores e corações. Isso seria o “romantismo excessivo”, citado anteriormente. A presença exagerada de estampas, cores e referências românticas em uma decoração deixa o ambiente caricato. Melhor deixar este estilo para um jantar de dia dos namorados ou noivado.

Na decoração, dizemos que algo tem referências românticas quando é convidativo, aconchegante, acolhedor. Uma decor romântica tem elementos bucólicos (campestres), cores mais desbotadas (como tons pastéis ou claros) e combina muito bem com a tendência vintage.

Um cômodo decorado no estilo romântico é aquele que passa uma impressão intimista e sincera. Os elementos devem se combinar dentro de uma proposta de tanto aconchego que chega a transmitir sentimento.

E, depois de saber de tudo isso, quem é que não vai amar esta tendência?decoração romantica.jpg2

5 maneiras de compor sua decoração romântica

Veja algumas dicas para conferir o ar romântico ao seu ambiente. Mas lembre-se: antes de qualquer coisa, analise o plano de acordo com seu gosto e do(s) outro(s) morador(es) da casa observando se o estilo romântico combina com todos. Deste modo, você poderá definir o “grau” de romantismo ideal para a decor.

Caso a decoração mais intimista e sentimental não seja muito a cara dos moradores, pode ser que alguns elementos românticos já dêem um belo toque sensível e delicado ao local.

  • Tricôs, crochês e “handmade” são a cara do romantismo: na sala, uma manta que “vovó tricotou” pode dar um toque super romântico. No quarto, almofadas com capa de crochê sobre a cama ou algum detalhe “handmade” na cortina também deixará tudo mais intimista. Peças assim também podem “romantizar” a cozinha e o banheiro.

 

Estes itens (caso você não tenha uma avózinha que os faça) podem ser encontrados em lindas variações em feiras de artesanato e típicas. Comprando peças assim, você ainda contribui para os pequenos negócios locais e valoriza uma forma de arte.

decoração romantica.jpg2.jpg3

  • Frase romântica que aquece os corações: utilizar uma peça que ostente uma frase romântica como um porta-retrato, quadro, pôster ou escultura, vai dar um toque especial ao ambiente. Escolha uma frase que tem a ver com você ou com o casal. Sua decoração também pode ficar mais ousada e criativa se você utilizar a frase na parede (adesivada ou pintada) ou ainda, em um lindo painel. Apenas tenha cuidado com muita informação.

 

  • Flores são a cara do romance: não tem como negar. Até dá para compor uma decoração romântica sem flores. Mas elas são muito românticas! Você pode usar imagens floridas discretamente em almofadas desbotadas ou em pequenos quadros. Caso goste mesmo de muitas flores, papéis de parede, grandes quadros e estampas em móveis deixarão tudo no maior sentimentalismo. Usar flores artificiais ou naturais no ambiente também não tem erro. É romance na certa!

 

 

decoração romantica

  • Cantinho doce cantinho: eleja um cantinho da casa e dê um carinho especial. Pode ser aquele sofá de canto ou a própria cama do casal. Romantismo na decoração tem a ver com aconchego. Deixe aquele lugar com cara de “venha ficar aqui para sempre”. Use almofadas fofas, mantinha acolhedora, elementos ao redor que chamem para um momento único como moringas ao lado da cama ou uma mesinha charmosa ao lado do sofá.
  • Transparências trazem leveza ao ambiente: cortinas translúcidas trazem aconchego ao ambiente, pois deixam a luz natural entrar sem agredir. Posicione sua cortina e móveis de modo a criar intimidade e conforto.  Cortinas em tecidos leves vão muito bem neste tipo de decoração. Veja um exemplo:

decoração romantica.jpg2.jpg3.jpg4

E lembre-se: nada impede que, ao pensar no ambiente romântico, você inclua elementos próprios de outras tendências como um móvel vintage ou uma luminária futurista. O importante é saber combinar os itens e criar uma decoração sincera e especial.

 

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *