3 ideias para deixar sua área de serviço sempre organizada

Seja pequena ou grande, a área de serviço deve ser um ponto de organização em uma casa. Afinal, ela está lá justamente com o objetivo de ser o quartel oficial da organização e limpeza do lar, certo?

Porém, nem sempre conseguimos deixar este cômodo arrumado. Um dos motivos é que o local é o último a receber investimentos, afinal é um cantinho que não usamos para receber pessoas e não costumamos mostrar, orgulhosos, esta parte da casa para outros. Outro motivo é que, muitas vezes, usamos o cômodo como depósito de velharias, coisas que achamos que ainda vamos consertar e itens que usamos uma vez por ano (tipo uma árvore de Natal).

Bem, em primeiro lugar, ter organização em um cômodo significa zelar por ele e não acomodar mais itens do que o espaço suporta. Senão, não haverá ideias que o salvem! Mas, neste artigo vamos dar algumas dicas que servem tanto para espaços grandes ou áreas de serviço menores.

Dicas para manter a organização na área de serviço

Com os macetes que relacionamos abaixo, de maneira simples e pouco custosa, você conseguirá deixar sua área de serviço sempre organizada.

  1. Use e abuse dos ganchos e penduradores:

Ganchos e outros tipos de penduradores são muito úteis, baratos e funcionais em qualquer cômodo da casa, principalmente, na área de serviço onde temos vassouras, rodos e outros objetos com cabos para organizar. Para espaços pequenos então, são uma mão na roda, pois podem ser colocados no verso de portas de armários, fazendo com que este espaço seja aproveitado, ou nas partes mais altas das paredes, também utilizando um local que, normalmente, ficaria vazio.

Ganchos pequenos podem suportar espanadores, pás e cestinhos de pregador ou esponjas. Ganchos médios carregam vassouras, rodos e outros itens um pouco maiores. Já ganchos mais resistentes podem suspender objetos como bicicletas ou ferros de passar.

Penduradores mais compridos podem dispor cabides, que serão utilizados na hora de passar roupa, por exemplo. Pequenos penduradores também podem ser utilizados para acomodar cestos vazados que, por sua vez, podem servir para guardar panos, esponjas, buchas, escovas ou outros itens e produtos menores de limpeza.

3 ideias para deixar sua área de serviço sempre organizada (1)

  1. Móveis retráteis que economizam espaço:

Este truque é especial para espaços pequenos, mas também pode ser muito útil para qualquer tipo de cômodo. Afinal, economizar espaço nunca é demais, né?

Varais retráteis são ótimos para quem não tem área externa para estender as roupas. De qualquer modo são úteis para praticamente qualquer tipo de casa, pois, nos dias de chuva persistente, mesmo nas casas com quintais, é muito mais prático deixar as roupas já dentro de casa.

A mesa de passar também é um item que, se puder estar entalhada no planejamento dos móveis, seria muito bom. Caso não haja a possibilidade de ter uma destas, a boa e velha mesa avulsa de dobrar ainda é muito válida. Escolha um exemplar com uma bonita estampa (ou encape a sua própria mesa) e pendure-a em um gancho. Ela poderá até ficar decorativa.

3 ideias para deixar sua área de serviço sempre organizada (2)

  1. Separe e identifique:

Utilize caixas ou separadores para produtos de limpeza. Você pode utilizar caixas plásticas ou de mdf pintadas com tinta à prova d’água e identificá-las com etiquetas dizendo o nome dos produtos que há dentro delas ou para qual cômodo servem. Por exemplo: você pode ter uma caixinha para produtos e esponjas de banheiro, outra para materiais de passar em móveis etc. Deste modo, você também evita misturar itens que servem para limpar diferentes tipos de sujeira.

Para fazer as etiquetas, você pode utilizar papel colorido e passar papel contact por cima ou pintar uma parte das caixinhas com tinta escura (preta ou verde-escura) de verniz seco, imitando o efeito de uma lousa, e escrever com giz a legenda.

3 ideias para deixar sua área de serviço sempre organizada (3)

Viu como, com alguns toques você já deixa sua área de serviço mais atrativa e arrumada? Não se esqueça de não deixar os baldes e bacias jogados (e trocá-los quando quebram), além de ter um cesto de roupas sujas adequado ao fluxo da casa, evitando roupas jogadas pela área de serviço. Aliás, se quiser ter mais de um cesto também identificado (roupas brancas, coloridas, meias e roupas íntimas, por exemplo), você poderá deixar o processo de lavagem de roupas muito mais fácil.

Acompanhe mais dicas de organização e decoração conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *