Decoração criativa de banheiros

Assim como os outros cômodos da casa, o banheiro também merece atenção com sua decoração. Confira estas dicas e monte um banheiro muito mais criativo!

Organize-se – Banheiros costumam ser pequenos, mas possuem uma boa quantidade de objetos que precisam ser armazenados. Antes de pensar na decoração, pense em como organizar o espaço da maneira mais funcional. Com o banheiro sempre bem organizado é mais fácil decorá-lo.

Atenção para as cores – Uma parede com uma cor diferente faz toda a diferença no banheiro. Só lembre-se de que cores escuras tendem a diminuir a sensação de amplitude do espaço, enquanto as mais claras aumentam essa sensação. Fique atento também às tintas disponíveis, pois existem opções especiais para o banheiro que resistem melhor à umidade.

Aposte nas texturas – Pode ser um papel de parede, um piso trabalhado, madeira ou até mesmo adesivos, que ganharam espaço neste mercado. O que vale é personalizar alguma parte do ambiente para deixá-lo mais criativo.

Iluminação – Você pode usar a iluminação para criar uma sensação de conforto dentro do banheiro. Além disso, abajures e outras lâmpadas podem ser bons elementos decorativos. E além da decoração, uma boa iluminação ajuda na hora de limpar a pele e se maquiar, por exemplo.

Decore de verdade – Flores? Quadros? Enfeites? Por que não? Desde que não atrapalhem a usabilidade do banheiro, estes itens de decoração podem e devem ser usados para melhorar o ambiente. Se seu banheiro for pequeno, sinal vermelho! Prefira opções que não atrapalhem, como um quadro por exemplo.

Cada peça é uma oportunidade – Nenhuma peça precisa estar no banheiro apenas por sua usabilidade. Uma cortina de chuveiro, um tapete e mesmo itens como toalha e saboneteira têm potencial para decorar o banheiro. Na hora de comprá-los, pense em como ficarão juntos – já que eles precisam conversar entre si e ter um estilo em comum.

Com essas ideias, use sua criatividade e inspiração para criar um banheiro funcional, organizado e decorado.


A RTC Toldos & Persianas é uma fabricante carioca de cortinas, persianas, toldos e coberturas em policarbonato. Há mais de 20 anos produzimos produtos de alta qualidade. Solicite um Orçamento!

Policarbonato ou vidro?

Quando pensam em fechar uma área com uma cobertura transparente, esta é a primeira pergunta da maioria das pessoas. Devo usar vidro ou policarbonato? Ambos os materiais possuem vantagens e desvantagens e conhecendo-as melhor é possível entender porque a maioria das pessoas vem optando pelo policarbonato nestes casos.

Enquanto o policarbonato ganhou fama nos últimos tempos, o vidro é usado tradicionalmente há muito mais tempo. Podemos dizer, então, que o policarbonato é uma espécie de evolução do vidro e em muitos casos possui resultados melhores.

Segurança – O policarbonato é muito forte e durável e não será quebrado graças a uma pedra ou outro objeto que possa cair ou ser jogado em sua cobertura. Ele suporta muito bem o impacto e pode ser até 250 vezes mais resistente do que o vidro neste sentido.

Peso – O policarbonato pesa pelo menos metade quando comparado ao vidro. Além de facilitar seu manuseio e manutenção, este fator é decisivo na hora de construir a estrutura que irá apoiar o material. O valor para construir uma estrutura para o policarbonato é muito menor do que a estrutura necessária para suportar o peso de vidros.

Versatilidade – Geralmente o policarbonato e o vidro são usados em forma de chapas planas. Mas se você considerar a ideia de montar uma estrutura com formato diferenciado, o policarbonato é muito mais versátil, já que pode ser curvado.

Resistência ao calor – O policarbonato possui menor índice de condutibilidade térmica, o que significa que passará menos calor ao ambiente do que o vidro, criando um espaço mais agradável.

O policarbonato ainda possui manutenção mínima e não propaga incêndios, sendo uma opção ideal para a maioria das coberturas transparentes. Apesar de ele ser geralmente mais caro do que o vidro, isso se deve ao fato de ser um material tecnológico, desenvolvido para garantir todas estas vantagens. Na hora de montar seu projeto analise seus benefícios além da questão financeira, principalmente porque este é um material que durará muito tempo e fará grande diferença na qualidade do seu ambiente. Confira alguns projetos feitos com policarbonato.

Decoração de Varandas: como valorizar seu espaço?

A decoração de varandas faz toda a diferença em um espaço. Sejam pequenas, localizadas em apartamentos, ou grandes, em casas e espaços comerciais, elas merecem atenção, principalmente porque são elos entre o espaço interno e o externo. Muitas vezes, a varanda é a primeira impressão que temos de um determinado espaço.

Se seu imóvel possui uma boa metragem, é interessante utilizar a varanda como área aberta, favorecendo o contato com plantas, flores e ar fresco. Este contato é um privilégio cada vez mais raro devido ao crescimento das cidades e a diminuição dos espaços.

Neste exemplo, uma área de varanda foi projetada para ser um verdadeiro jardim, com muitas opções de folhagens. A madeira dá um toque rústico ao ambiente, que promove um contato com a natureza.

Apesar de ainda ser preferência, este tipo de varanda está perdendo espaço. Com a diminuição do tamanho dos imóveis, graças a uma valorização exacerbada do m², muitos arquitetos estão fazendo da varanda extensão do espaço interno. Nestes casos, a varanda segue a mesma decoração da sala e representa um acréscimo valioso de área útil.

Neste exemplo podemos perceber que as tonalidades e o estilo de decoração foram mantidos tanto na área interna como externa do apartamento.

Um cuidado importante na hora de mobiliar e decorar sua varanda é lembrar que o uso dos móveis deve sempre respeitar as indicações dos fabricantes, já que a área externa está mais sujeita à chuva e ao desgaste causado pelo sol. Além de deteriorar os móveis, os fatores climáticos ainda impossibilitam o uso do espaço em determinados horários.

A solução pode ser optar por um toldo estilo cortina enrolável. Versátil, ele também controla a luminosidade e exposição do ambiente, proporcionando conforto visual e privacidade. Diversas cores e acabamentos estão disponíveis, fazendo com que o toldo agregue valor ao ambiente e se torne um item de decoração.

Grande ou pequena, em casa ou apartamento, o importante é você curtir sua varanda. O privilégio de ter este espaço precisa ser aproveitado, já que é um prazer cada vez mais raro.

Montando o Quarto do bebê passo a passo

Assim que descobrem a gravidez, muitos pais já começam a se preparar para as reformas. Um cômodo qualquer irá se tornar um lindo quartinho para o novo membro da família e isso é motivo de muita comemoração. Não sabe nem por onde começar? Calma! A gente preparou um passo a passo pra ajudar a lembrar dos detalhes neste momento tão importante de sua vida.

Segurança vem primeiro – Tomadas devidamente cobertas, quinas arredondadas, grades de proteção e todos os itens de segurança vêm primeiro. Tudo bem, o bebê pode até demorar para engatinhar e colocar-se em risco, mas depois do seu nascimento o tempo será escasso – e nunca é bom deixar a segurança para depois.

Encare a realidade – Todos nós queremos um quarto grande, arejado, lindo e exclusivo para o nosso bebê, mas nem sempre essa é a realidade. Ele terá que dividir o quarto? Tudo bem. O orçamento é apertado? Faça concessões. Foque naquilo que você pode ter e siga em frente, sem perder tempo com suas impossibilidades.

Monte uma paleta de cores – Na hora de escolher a cor das paredes, móveis e enxovais, monte uma paleta de cores que gostaria de usar. Com base nelas escolha tudo o que vai comprar. Assim o risco de você se perder e acabar com várias peças de diferentes estilos diminui. Na hora de pintar as paredes, pense em opções claras, que deixam o bebê mais tranqüilo e não cansam visualmente.

Comece com o essencial – Berço, trocador, cadeira de amamentação e um pequeno armário fazem parte do pacote. Depois, todo o enxoval. Pesquise tudo o que pode precisar e não tenha medo de riscar aquilo que acredita não ser útil. Não pensa em sentar em uma cadeira exclusiva para amamentar? Então tire da sua lista. Simples assim.

Cuidado com os excessos – Tapetes, almofadas e ursinhos são lindos, mas também podem ser um grande depósito de ácaros. Cuidado com o excesso de fofura, pense primeiro na funcionalidade e no conforto, afinal, você e seu bebê passarão muito tempo neste ambiente.

E como não poderia faltar, abaixo segue uma lista de imagens para você inspirar-se.

Agora é só montar seu quarto ideal e curtir a chegada do seu bebê!

fonte imagem: bit.ly/1hlppL7

fonte imagem: bit.ly/1mk7AAg

fonte imagem: bit.ly/1jPUR9Y

fonte imagem: bit.ly/1t7jaQ5

fonte imagem: bit.ly/1h0xU3z

fonte imagem: bit.ly/1jJyQbB

fonte imagem: bit.ly/1jPVNLm

fonte imagem: bit.ly/Rnve3D

fonte imagem: bit.ly/1ke7Wch

fonte imagem: bit.ly/1m81X6H


A RTC Toldos & Persianas é uma fabricante carioca de cortinas, persianas, toldos e coberturas em policarbonato. Há mais de 20 anos produzimos produtos de alta qualidade. Solicite um Orçamento!

Quando decorar é preciso

Toda casa merece ser decorada de acordo com o estilo de seus moradores. Mas alguns espaços precisam ainda mais. Quando a construção deixa falhas, estas podem ser minimizadas ou até escondidas com soluções simples. Confira alguns exemplos.

Piso mal colocado – Um piso torto, rachado ou mal rejuntado pode ser razão de muita dor de cabeça. Mas se não compensa refazer o serviço, use um tapete para decorar o ambiente e esconder essa falha.

Elemento a mais – As caixas de energia devem ser colocadas em locais de pouca circulação, onde ficam menos evidentes. Alguns espaços, no entanto, possuem esse elemento a mais bem no meio da sala. A solução é colocar um espelho ou um quadro para decorar e resolver essa falha. Mas lembre-se que o objeto precisa ser móvel para que você possa alcançar a caixa em caso de necessidade.

Coluna evidente – Você integrou sala e cozinha e ganhou um ambiente amplo e agradável. Mas a coluna, que não pode ser alterada, ficou em evidência. Nestes casos o melhor não é esconder a falha, mas sim fazê-la digna de exposição. Aposte em texturas e cores, como no exemplo a baixo.

Pouca iluminação – O ambiente é grande, não recebe luz natural e mesmo assim só ganhou um ponto de iluminação no projeto. A solução é abusar de luminárias, que decoram e resolvem esse pequeno inconveniente.

Piso incorreto – O piso do banheiro e de áreas constantemente molhadas precisa ser adequado, para evitar escorregões e acidentes. Mas se isto não foi observado durante a obra, o melhor é optar por tapetes antiderrapantes, que podem resolver o incômodo. Utilize cores e formas que combinem com os demais elementos do banheiro.

Janela mal colocada – Uma janela mal colocada ou mal escolhida, que tem seu estilo muito diferente do ambiente, pode ser corrigida com uma cortina ou persiana adequada. Diversas opções estão disponíveis, desde a cortina tradicional em voil (vual) até a moderna cortina romana, mostrada a baixo.

Como você pode ver, vários erros de construções e reformas podem ser minimizados ou escondidos pela decoração. O que nos mostra, mais uma vez, que um ambiente bem decorado é mais do que um capricho: é uma necessidade.

Portão de Alumínio – Vale à pena?

Na hora de colocar um portão para garagem, muitas pessoas se perguntam se o alumínio é um bom investimento. As maiores dúvidas são relativas à comparação com os portões de ferro, por isso, montamos este guia para explicar porque os portões de alumínio são muito mais vantajosos.

Estética – Enquanto os portões de ferro possuem um acabamento pesado e característico deste tipo de material, o alumínio é leve e versátil. Para casas modernas, o alumínio é o que mais se adapta à estética do imóvel. Diversos modelos estão disponíveis.

Durabilidade – O ferro, apesar de ser mais resistente, tem menor vida útil. Isto acontece porque o contato com a chuva, o sol e a maresia – no caso do litoral – podem oxidar este material. Portões de ferro exigem cuidados constantes – é preciso lixar, passar produtos especiais, pintar… Caso este processo não seja feito, o resultado é a temida ferrugem – que dá muito trabalho e nem sempre é possível de ser eliminada.

Peso – Portões de ferro são pesados, o que dificulta sua manutenção e manuseio. Já o alumínio é uma opção muito mais leve. É importante pensarmos nisso porque, ainda que o portão seja automatizado, falta de energia ou problemas no sistema exigem que o trabalho seja feito manualmente.

Segurança & Conforto – Os portões de alumínio apresentam as mesmas qualidades do ferro quando o assunto é segurança e conforto. Podem ser normalmente automatizados, garantindo praticidade e segurança em sua casa sem as desvantagens do ferro.

Na hora de escolher seu portão de alumínio, tente adequar sua estética com a do imóvel. Para que o resultado seja harmônico, é preciso que eles tenham um estilo similar. Os portões de alumínio no estilo búzios são sempre uma ótima opção. É um dos tipos mais procurados de portões, já que sua versatilidade estética faz com que seja ideal para diversos tipos de imóveis. Confira algumas opções neste modelo.

Dicas para decorar: quarto de meninas

Na hora de decorar por conta própria, sem a ajuda de um profissional, é normal que surjam muitas dúvidas. Na hora de montar o quarto de uma menina, por exemplo, como fazê-lo com bom gosto e ao mesmo tempo criatividade? Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesta missão.

Defina um estilo - O quarto de uma menina precisa ter a cara dela e não ser um espaço voltado para o gosto dos pais. Para que ela se sinta à vontade neste espaço, pergunte sobre suas cores preferidas, elementos que gosta, como gostaria que fosse este espaço. Respeite estas opiniões na hora de dar vida ao quarto.

A paleta de cores – Se ela gostar de rosa, tudo bem – o clássico é válido. Se não, não insista. Há muitas alternativas bacanas fora do óbvio. Antes de começar o processo de decoração, tente montar com a menina uma paleta de cores que gostariam que estivessem presentes no ambiente. Muitas pessoas gostam de fazer o quarto super colorido, o que dá um ar criativo e descontraído ao ambiente.

Crie aconchego – Para que a menina goste de ficar em seu quarto e sinta-se confortável nele, há outros elementos a serem lembrados além da estética. É importante que o espaço seja aconchegante e convidativo, com almofadas, mantas, tapetes e tudo que trouxer conforto ao espaço. Uma cortina também é muito importante, porque além de contribuir com a estética do ambiente, possibilita o controle da iluminação. A cortina rolô em tecido resinado é uma ótima opção, já que é moderna e combina com qualquer decoração.

Pense na organização – Meninas geralmente possuem muitos brinquedos: bonecas, jogos, ursos de pelúcia… Ao montar o espaço tenha noção da necessidade de um lugar para guardar todos esses itens. Você pode usar caixas ou prateleiras, dentro do próprio armário, como no exemplo abaixo.

Abuse da criatividade – O melhor na hora de decorar um quarto infantil é poder dar asas à imaginação. Nada é impossível, nada é demais. É possível misturar cores, estampas e objetos para criar um reino encantado – do qual sua filha não vai querer sair. No exemplo abaixo, a pintura da parede transformou o quarto em um castelo.

Antes de começar a decorar o quarto de sua filha, tenha em mente o que ela gosta e siga a partir daí. Com criatividade e foco é mais fácil tornar o quarto de uma menina seu verdadeiro refúgio.  


A RTC pode fabricar as cortinas e persianas do quarto da sua filha. Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar. www.rtcdecor.com.br

Tendências de cortinas: acopladas ao vão da janela

Antigamente uma cortina bonita precisava ir do teto ao chão. Mas a decoração, assim como a moda, vive mudando e adaptando-se às novas realidades. Com os cômodos cada vez menores, a cortina que vai do teto ao chão tem se tornado raridade, pois pode diminuir a sensação de espaço de um ambiente. Além disso, a manutenção destas cortinas é muito trabalhosa por conta do seu tamanho. Tirar e lavar cortinas muito grandes pode ser uma missão quase impossível.

Atualmente, a maior tendência quando falamos em cortinas são aquelas acopladas ao vão da própria janela. Elas são inteligentes, pois ocupam apenas o espaço necessário para decorar e proteger o ambiente da iluminação indesejada. É uma versão da cortina que só traz benefícios e muito pouco trabalho. Além disso, esse tipo de colocação tem um apelo estético maior e transmite modernidade ao ambiente.

Na teoria, qualquer cortina pode ser colocada desta maneira – basta haver o vão na janela. Na prática, os modelos mais modernos ficam esteticamente mais agradáveis do que as tradicionais, em tecido ou voil (voal). Estas últimas opções ficam melhores quando colocadas da maneira tradicional. Para acertar na escolha, aposte nas cortinas rolô, que combinam perfeitamente com este tipo de decoração e promovem um equilíbrio estético no ambiente. Disponível em várias cores, este modelo vai desde o branco clássico até tons mais rústicos, que trazem sensação de aconchego ao ambiente.

Se preferir, você também pode instalar persianas neste mesmo esquema – principalmente as horizontais, que são mais modernas e combinam com este tipo de colocação.

Cortinas e persianas podem ser compradas em tamanhos padrão. Mas apenas se você escolher modelos feitos sob medida poderá acoplá-los com perfeição em qualquer tamanho de vão. Nestes casos, qualquer diferença de tamanho pode comprometer a estética do ambiente.

Home Office – dicas e sugestões

Com o trânsito caótico das grandes cidades, cada vez mais pessoas optam por trabalhar em casa. Mas para que seu rendimento seja o mesmo em casa do que na empresa, é preciso ter um espaço adequado para trabalhar – nada de usar a mesa da sala. Hoje traremos dicas de como montar seu Home Office de maneira produtiva.

Destine um espaço para seu Home Office – A maioria das pessoas não possui um espaço grande para destinar ao escritório. Por isso muitas acabam abolindo a ideia e decidindo trabalhar em qualquer espaço disponível. Aí reside o maior erro. Os papeis ficam pela casa, aquela informação que você precisa some e a decoração da sala vai por água a baixo. Ainda que seja um pequeno espaço, como uma escrivaninha, ele precisa ser oficial. No exemplo a baixo, um home Office que foi montado dentro de um pequeno armário prova que é possível fazer maravilhas com um espaço pequeno.

Organize-se – Quanto menor é o ambiente, mais ele precisa ser organizado. Caso contrário, a bagunça o impedirá de trabalhar nele. Uma boa ideia é usar prateleiras e nichos para criar novos espaços, onde você poderá guardar seus documentos e informações. No exemplo à baixo, veja quantas pastas foram armazenadas em apenas algumas prateleiras.

Use caixas – Separe os materiais por categorias e guarde-os em caixas. É o jeito mais fácil de achar aquela informação posteriormente. No exemplo à baixo, as caixas foram colocadas no vão do móvel, que normalmente não teria utilidade.

Aposte em móveis sob medida – Projetos exclusivos podem ser a solução perfeita para ambientes pequenos. Eles aproveitam cada canto disponível e otimizam o espaço. A solução abaixo, por exemplo, só foi possível graças a um móvel diferenciado.

Use espelhos – Se sua única opção de Home Office for de costas para uma janela, você pode usar um espelho para refleti-la. Trabalhar com uma vista melhor do que uma parede faz com que seu dia seja mais produtivo e alegre.

Com estas dicas e muita criatividade é possível fazer do seu Home Office um espaço agradável e que favoreça ao máximo sua produtividade.

Quartos de bebês – 20 ideias para sair do óbvio

A espera de um novo membro na família é motivo de muita alegria. Pais que gostam de decoração já começam a idealizar o novo cantinho do bebê. Os que não gostam, ficam apreensivos com a quantidade de decisões que precisa ser tomada.

Parece simples: se for menino, será azul. Se for menina, será rosa. Certo? Errado! As opções atuais vão muito além do óbvio e podem fazer do cantinho do seu bebê um espaço único, como ele merece.

A cor cinza é uma opção que, até pouco tempo atrás, não era sequer cotada na hora de idealizar o quarto de bebê. Nos últimos anos, porém, várias opções bacanas surgiram baseadas nesta cor. O mais interessante é que este estilo pode ser usado para meninos ou meninas, dependendo da cor dos acessórios e dos móveis. E você pode brincar com a tonalidade do cinza, que pode ir desde o mais escuro até o mais claro.

  

Outro estilo que é muito utilizado é aquele baseado em tonalidades neutras.

Nada no quarto parece chamar a atenção, justamente por isso ele ganha um ar clássico e tradicional, que agrada muitos pais. Neste mesmo esquema de cores é possível criar um ambiente sofisticado graças a espelhos, vidros, lustres e móveis finos – muitas vezes provençais.

 

  

Mas se você não abre mão das cores, saiba que elas ainda são preferência. Há muitas maneiras de fazer um quarto colorido e criativo. O azul é uma cor muito procurada e nos últimos tempos ganhou novas tonalidades, além de ter sido misturado a cores inesperadas, como o rosa.

  

  

O rosa é outra opção clássica. Em diversas tonalidades, ele é o preferido para as meninas. Nestes casos, abuse de uma decoração diferenciada para fugir do óbvio.

  

Apesar de o azul e o rosa serem as opções mais procuradas, há muitas outras cores e estilos que podem ser adotados. Já pensou em um quarto verde?

  

Outra opção é um quarto temático, onde as paredes, além de cores, contam histórias. É uma opção lúdica e diferente.

  

Seja qual for sua ideia de quarto ideal, o principal é decidir um estilo e a partir dele escolher as cores, móveis e acessórios. Assim você se atém ao projeto inicial e conquista um ambiente que tem influências similares, criando uma composição harmoniosa para você e o bebê.


A RTC pode fabricar as cortinas ou persianas do quarto do seu bebê. Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar. www.rtcdecor.com.br

1 2 3 5  Scroll to top